Mundo

Confrontos sobem de tom em Darfur

Os confrontos entre o Exército e paramilitares que combatem pelo poder no Sudão intensificaram-se na região de Darfur, disseram ontem à AFP habitantes da zona, apesar do cessar-fogo decretado esta semana, mas que não está a ser respeitado. “Há combates com todo o tipo de armas", de acordo com um habitante local.

27/05/2023  Última atualização 07H15
Confrontos entre o Exército e paramilitares no Sudão © Fotografia por: DR

A guerra no Sudão eclodiu no passado dia 15 de Abril entre o Exército comandado pelo general Fattah al-Burhan e os paramilitares das Forças Rápidas de Segurança (FSR) do general Mohamed Hamdane Daglo, e os confrontos já provocaram pelo menos 1.800 mortos, de acordo com dados da organização não-governamental que monitoriza conflitos ACLED. Segundo a mesma organização, há um milhão de sudaneses deslocados internos e as Nações Unidas indicam que, pelo menos 300 mil sudaneses estão refugiados nos países vizinhos desde Abril.

A ONU refere também que a maior parte da população sudanesa (25 milhões de um total de 45 milhões de pessoas) precisa de ajuda humanitária de emergência para sobreviver. Os mediadores norte-americanos e sauditas negociaram durante duas semanas com as duas partes em conflito um "cessar-fogo provisório" que entrou em vigor na passada segunda-feira à noite para permitir a entrada de ajuda humanitária.

Mesmo assim, por questões de segurança nenhum comboio de veículos com ajuda humanitária conseguiu aceder às populações civis. O Departamento de Estado norte-americano disse, quinta-feira à noite, que "ainda há violações ao cessar-fogo", nomeadamente em Cartum e  Darfur. A situação é particularmente grave em Darfur, a região ocidental que faz fronteira com o Tchad e que já foi devastada por uma guerra particularmente violenta no início do século XXI.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo