Celebra-se, hoje, em todo o planeta Terra, o Dia Mundial do Turismo, data instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980, em celebração do aniversário de uma década do Estatuto da Organização Mundial do Turismo. Em Angola, obviamente, a data não passa despercebida.
A perspectiva do reforço das relações, em matéria de Defesa e Segurança, entre Angola e os Estados Unidos ganha um novo élan com o início, de uma visita de trabalho do Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, um desenvolvimento interessante e oportuno, no âmbito da conjuntura geopolítica mundial.
Em retribuição à visita do Presidente da Itália, Sergio Mattarella, a Angola, realizada em 2019, o Presidente João Lourenço deslocou-se à Itália para uma visita de Estado nos dias 23 e 24 de Maio de 2023.
Para além de reforçar as relações entre os dois países, a visita de João Lourenço teve também como objectivo atrair capital estrangeiro para financiar ou investir em Angola, alargando a carteira do Investimento Directo Estrangeiro no país.
Com uma anotação financeira positiva consolidada, variando apenas em dependência da agência, desde os meados do 2022 que Angola granjeia mais simpatia de vários mercados financeiros no mundo, e atrai muitos países e empresas que manifestam interesse em investir em Angola . A actual posição financeira de Angola, com uma dívida pública controlada e inflação estável, faz com que tenha melhores condições para garantir o pagamento das suas dívidas, e em consequência os financiamentos recebidos sejam feitos com taxas de juro menos severas, e que haja mais fundos disponíveis para se solicitar.
A visita do Chefe de Estado angolano veio confirmar o bom momento económico e financeiro que o país atravessa, pois, o Governo italiano manifestou, tal como muitos outros países, disponibilidade, tanto em financiar certos projectos, assim como para investir em alguns sectores produtivos em Angola.
Sendo o primeiro país ocidental que reconheceu a Independência de Angola, a Itália tem como "embaixadora” a empresa ENI (ex AGIP), que actua no sector petrolífero angolano desde 1980. Para além de financiar projectos no sector do petróleo e gás, aquele país europeu tem financiado também os sectores científico, cultural e educacional.
Da sua carteira de grandes investimentos constam também interesses económicos do sector produtivo, tais como a extracção de minérios do ferro, e de pedras ornamentais, no Sul do país.
O
que se espera é que An-gola continue a implementar uma política económica e
financeira parcimoniosa, o que, apesar das oscilações no sector do petróleo,
que constitui a maior fonte de receita do país, poderá se manter estável a onda
financeira positiva que o país atravessa, e continuar com os programas que
integram o pacote da diversificação da economia em curso.
Paulo dos Santos *
*Economista e professor universitário
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
Login"África parece um pedaço de carne em que cada um vem debicar o seu pedaço." Agostinho Neto. O que continua a passar-se em África, em matéria de relacionamento com o resto do mundo, confirma, na generalidade, as palavras de Agostinho Neto, que fui buscar ao baú da História recente para servirem de epígrafe do presente texto.
Num mundo em constante evolução, onde as necessidades e desejos da sociedade moldam as prioridades do governo, a segurança alimentar emerge como um tema central. É uma preocupação que transcende fronteiras e está no coração das discussões entre empresários, líderes políticos e a comunidade em geral.
Desde séculos que o homem vem alterando expressivamente a sua intervenção no ambiente que o rodeia, transformando-se num agente tóxico dos desequilíbrios ambientais. Este quadro lastimável está a sucumbir gradualmente, perante os desafios desencadeados sob os auspícios da ONU, subjacente na Agenda 2030 sobre o Desenvolvimento Sustentável, cujo plano de acção decorre desde o ano de 2015.
Falar de abuso sexual infantil é complicado e difícil, sobretudo pelo preconceito e silêncio das vítimas, que muitas vezes não compreendem o que aconteceu ou o que esteja a acontecer com elas. Sentem “vergonha” de contar o que se passa ou não sabem como lidar com a situação, porque na maioria dos casos o abusador é alguém que ela conhece, convive, confia e ama.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.