O Governo arrecadou 18,2 milhões de dólares com a venda, sexta-feira, de oito diamantes, num leilão onde participaram 25 empresas das principais praças diamantíferas mundiais, anunciou a Sodiam.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O indicador de confiança dos consumidores da zona euro e da União Europeia (UE) voltou a cair em Setembro, pelo segundo mês consecutivo, continuando abaixo da média a longo prazo, divulgou, ontem, a Comissão Europeia.
Uma estimativa provisória, publicada pela Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, indica que, em Setembro, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu, pelo segundo mês consecutivo, tanto na UE - menos 1,6 pontos percentuais - como na área do euro - menos 1,8 pontos percentuais.
"Com um valor de -18,7 pontos percentuais na UE e de -17,8 pontos percentuais na zona euro, a confiança dos consumidores voltou a descer abaixo da sua média de longo prazo”, adiantam os serviços do executivo comunitário.
Estes são dados divulgados todos os meses pela Comissão Europeia e têm por base inquéritos feitos aos consumidores.
O indicador de confiança dos consumidores deste mês é calculado com base em dados de inquéritos feitos em 25 países da UE - excepto a Irlanda e a Roménia -, entre 1 e 20 de Setembro, abrangendo 97 por cento no conjunto da União e 98 na área do euro do total das despesas de consumo final privado.
Em meados deste mês, a Comissão Europeia divulgou inclusive que a actividade económica muito fraca e o fraco consumo dos últimos meses na zona euro e UE, cenário que deverá manter-se, levou à revisão em baixa das projecções para crescimento económico em 2024, para 1,3 e 1,4 por cento.
Nas previsões económicas, o executivo comunitário passou então a prever um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,8 por cento este ano na área da moeda única e no conjunto da UE e de 1,3 e 1,4 por cento, respectivamente, no próximo ano.
Estas percentagens comparam com projecções de 1,1 por cento para zona euro e 1 para UE em 2023 e de 1,6 e 1,7 por cento, respectivamente, em 2024, de acordo com o que havia sido previsto nas previsões de primavera, divulgadas em Maio passado. "A economia da UE continua a mostrar resistência face aos choques formidáveis que sofreu nos últimos anos, mas perdeu dinamismo. A actividade económica na UE foi muito fraca no primeiro semestre de 2023", contextualizou a instituição.
Em causa está o cenário de tímido crescimento e de fraco consumo perante uma descida mais lenta da inflação e uma apertada política monetária.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) encerrou, esta sexta-feira, em Luanda, o 8.° leilão de diamantes brutos, tendo sido arrecadado um valor líquido total de 18,2 milhões de dólares.
A agricultura familiar é responsável por 82 por cento da produção nacional, segundo o Balanço da Campanha Agrícola 2022-2023, apresentado na segunda Reunião Ordinária do Conselho de Governação Local, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que “volvidos pouco mais de seis anos, a sociedade angolana está a experimentar um novo contexto, mais saudável do ponto de vista dos Direitos Humanos”, olhando para os esforços do Executivo, com a aprovação da Estratégia Nacional de Direitos Humanos, e a institucionalização, no país, dos Comités Locais de Direitos Humanos.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, destacou, sexta-feira, em Luanda, a importância de educar as crianças sobre as atitudes e práticas a ter para a protecção do meio ambiente.
A comissária da União Africana Josefa Correia Sacko reafirmou, no Dubai, ser fundamental a operacionalização dos fundos de perdas e danos, como forma de apoiar as comunidades mais vulneráveis do continente, principalmente as que residem em pequenos Estados insulares.
O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, defendeu sexta-feira em Luanda, a necessidade de se formularem estratégias para o fomento do sector agrícola, estimulando o seu crescimento para atender a procura nacional e garantir a segurança alimentar.
O Hospital Geral David Bernardino “Kamanga”, inaugurado em Agosto de 2017, é a maior unidade sanitária da Lunda-Norte, com capacidade de internamento de 200 camas. Devido ao número de óbitos que, alegadamente, regista, alguns círculos entenderam designá-lo de “matadouro”, mas o director-geral, Buagica Mambelo, contrapõe com números: no período de Janeiro a Setembro deste ano, o hospital internou 2. 960 doentes, com registo de 2.459 altas e 322 óbitos.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, apelou à Organização da Mulher Angolana (OMA) a continuar vigilante, reforçar a proximidade com os diferentes estratos de mulheres e assegurar a circulação da informação de qualidade sobre os ganhos conquistados e o que estão a ser obtidos no país.