Economia

Conferência aborda “Open Banking”

A plataforma digital "Tech-21Africa" reúne, hoje e amanhã, em formato online, inovadores, disruptores e visionários do sistema financeiro angolano na primeira Conferência Internacional sobre “Open Banking".

13/10/2021  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR
O objectivo é de consciencializar e preparar a sociedade para os desafios e oportunidades da 4ª Revolução Industrial, juntamente com o Disruption Lab, soube o Jornal de Angola. A organização avança que o evento vai analisar os desafios e oportunidades do Open Banking para o sistema financeiro angolano e contará com a participação de gestores e especialistas de toda a cadeia de serviços financeiros, incluindo os maiores bancos, fintechs e o Banco Nacional de Angola (BNA), na qualidade de regulador do sistema financeiro.
O evento deve ser prestigiado com a presença de José de Lima Massano, governador do Banco Nacional de Angola (BNA), ou seu representante, que efectuará o discurso de abertura. Na sequência, segundo a programação, será discutido o tema "Abertura de serviços bancários: Open Banking e seus benefícios”. "O papel da regulamentação em ambiente de Open Banking” e "Segurança cibernética e protecção de dados pessoais em ambiente de Open Banking”, são outros temas que constam da agenda. Também vai ser realizada a análise de casos de estudo sobre empresas do sector.

Entre os oradores fazem parte Cláudio Cruz, Sérgio Hirose, Aronildo Neto, Patrícia Peck, Alcides Miguel, Fernando Cabral, Rogério Melfi, Maria Pinto, Carlos Alves, Duarte Lázaro, Danillo Branco, Airton Lucas, António Barreiros, Fátima Almeida, Edgar Bruno Costa, Aristides Neto, José Carlos dos Santos, entre outros.

O Open Banking é uma tendência que ganha, cada vez mais força no mundo, pois confere maior competitividade e transparência entre os actores do sistema financeiro, isto é, através de um sistema bancário aberto, instituições como bancos e fintechs se integram, permitindo que clientes compartilhem os seus dados com diferentes empresas para obter produtos e serviços inovadores e customizados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia