Desporto

Confederação define datas das provas do presente ano

Teresa Luís

A Supertaça Africana de andebol, em ambos os sexos, ex-Babakar Fall, é jogada entre os dias 6 e 7 de Maio, no Egipto, anunciou a Confederação continental (CAHB), na página oficial do Facebook, na qual define as datas de todas as competições do presente ano.

23/03/2023  Última atualização 10H25
Angola com calendário cheio de competições © Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Com novo formato, inicialmente, a Supertaça estava marcada para 5 a 8 de Maio. Com a alteração na data, de quatro para dois dias, a prova de abertura da época da CAHB eventualmente pode ser jogada no sistema de meia-final e final.

Em feminino, Petro de Luanda, nas vestes de detentor do título, 1º de Agosto (vencedor da Taça dos Clubes Campeões), CF Moknine da Tunísia (terceiro colocado da tabela classificativa) e DGSP do Congo (quarto) são as equipas que lutam pelo troféu em Maio.

No primeiro dia, as equipas jogam em sistema cruzado. As vencedoras apuram-se para a final, enquanto as derrotadas disputam o terceiro lugar.

Ainda no Egipto, de 9 a 18 de Maio, disputa-se a Taça dos Vencedores das Taças. As petrolíferas, a par das militares, são crónicas candidatas ao ceptro.

O calendário da Confederação define, de 24 a 30 de Junho, a disputa dos Jogos Africanos de Praia. O Campeonato Africano júnior feminino, referente à 30ª edição, é disputado na Tunísia, de 7 a 14 de Setembro.

A Selecção Nacional conquistou a última edição de "júnior feminino” na Guiné Conacri ao derrotar na final o Egipto por 18-17. Com o rótulo de sexta colocada do Mundial da Eslovénia, as comandadas de José Chuma têm as atenções viradas para a revalidação do título continental.

Ainda na Tunísia, de 16 a 23 do mesmo mês, a CAHB agendou a realização da 19ª edição do Campeonato Africano de cadetes. O Torneio Pré-Olímpico de qualificação aos Jogos Olímpicos de Paris’2024 é jogado de 10 a 12 de Outubro no Arena do Kilamba em Luanda com a participação de Angola, Camarões, Congo e Senegal.

A delegada da Confederação esteve em Luanda, onde inspeccionou as condições das infra-estruturas desportivas, hoteleiras e sanitárias. A Federação Angolana aguarda o relatório da CAHB, cujo conteúdo pode ser totalmente favorável ou com recomendações a cumprir nos próximos meses.

Sob a orientação técnica de Vivaldo Eduardo, as campeãs africanas ambicionam marcar presença na maior montra desportiva. De modo a alcançar o objectivo, as Pérolas voltam a trabalhar concentradas em Abril na segunda semana da Federação Internacional (IHF), desta feita na província do Namibe.

O "sete” nacional estreou-se nos Jogos Olímpicos em Atlanta-1996 nos Estados Unidos da América (7º lugar). Depois seguiram-se as presenças em Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio de Janeiro-2016 e Tóquio-2020.

A cidade de Brazzaville, no Congo, acolhe a última prova do calendário da CAHB, a 44ª edição da Taça dos Clubes Campeões, marcada para 8 a 17 de Novembro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto