Desporto

Confederação Africana estipula nova regra

Rosa Napoleão

Jornalista

A Confederação Africana de Sambo e Kurash estabeleceu, recentemente, uma nova regra: doravante só poderão participar em provas internacionais e africanas os atletas que possuírem o mínimo de duas linhas nas suas faixas.

25/01/2023  Última atualização 12H27
Confederação Africana de Sambo e Kurash © Fotografia por: Arquivo

A deliberação saiu de uma reunião de concertação entre os homólogos da modalidade no continente, que decorreu em Pretória, África do Sul e que contou com a presença do sensei (mestre) Eduardo Kano. Na ocasião, Thomas Dunker, presidente da União Africana de Kurash, apresentou o programa de actividades previstas para este ano, assim como o calendário dos seminários para atletas, treinadores e árbitros.

Em conversa com o Jornal de Angola, Eduardo Kano referiu ter sido esta uma boa experiência para o país.

"Foi um encontro proveitoso, em que tivemos a oportunidade de discutir vários problemas que afectam a nossa modalidade. Na conversação, apelamos a ajuda da Confederação Africana de Kurash, no que concerne à realização de seminários para os treinadores e árbitros e recebemos aval positivo.

Na mesma ocasião, Angola foi elevada pela Confederação Africana de Karash com a distinção de Eduardo Diakubikua Kano à categoria de 6º Dan, para a especialidade de Sambo e Kurash.

A Federação Angolana de Kurash é bastante jovem, tendo começado como associação há menos de quatro anos. Apesar disso, a modalidade tem vindo a elevar-se nas provas africanas, graças ao empenho dos dirigentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto