Cultura

Concurso homenageia o centenário de Neto

Roque Silva

Jornalista

A terceira edição da Gala do Kids Talent Awards (KTA), cuja gala de premiação dos vencedores está agendada para 25 deste mês, no Royal Plaza, decorre sob o lema “Neto, Seu Legado presente na arte da criança”, em homenagem ao primeiro presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, pelo centenário a assinalar-se a 17 de Setembro.

03/06/2022  Última atualização 10H25
Iniciativa visa premiar artistas e profissionais inafantis ligados ao sector das artes em Angola © Fotografia por: DR

A informação foi avançada ao Jornal de Angola, pela produtora do KTA, à margem da cerimónia de encerramento das inscrições às categorias, tendo realçado o percurso e legado de Agostinho Neto.

Celina Coluna avançou que a homenagem a Neto se situa na obrigatoriedade de as candidaturas apresentadas nas categorias de Poesia e de Artes Plásticas reflectirem sobre a obra de Agostinho Neto.

Celina Coluna, que é também jornalista, explicou que os requisitos ditam que os concorrentes a categoria de Poesia declamam um dos poemas de autoria de Agostinho Neto, e as obras de Artes Plásticas devem ter como base a figura e os feitos patrióticos de Neto.

A produtora Celina Coluna revelou que a presente edição traz, ainda, como novidade, a inclusão da categoria Tik Tok, e a alteração dos requisitos para a de Literatura, em que os textos devem ser apresentados em línguas nacionais.

O KTA é um evento multidisciplinar voltado ao sector das artes, que visa premiar os artistas e profissionais infantis que se dedicam à produção e promoção artística de eventos e de outros conteúdos para outras crianças, em jeito de reconhecimento pelo seu trabalho e incentivar a nova geração na preservação e materialização do mosaico cultural angolano.

Kids Talent Awards  tem como categorias de Artes Cénicas (música, teatro, dança e teatro), Artes Visuais (cinema e artes plásticas), Literatura (obras literárias e poesia), TV Programa infantil, Programa infantil de Rádio, Desporto (Freestyle), Produtores e Criadores de conteúdo infantil e TikTok.

A edição anterior do KTA prestou homenagem ao jornalista Joaquim Freitas, pelos mais de 35 anos de carreira profissional dedicados a projectos voltados para a criança, entre os quais se destaca a promoção da música infantil angolana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura