Cultura

Concurso Angola Move com duas novas categorias

A 3ª edição do UNITEL Angola Move, um projecto que visa destacar o melhor da 7ª arte nacional, lançado pela operadora de telefonia móvel, no âmbito da sua actuação e engajamento para o desenvolvimento e consolidação da excelência da cultura nacional, foi apresentada há dias, à imprensa.

30/05/2023  Última atualização 10H16
© Fotografia por: DR

A iniciativa pretende incentivar e valorizar o trabalho desenvolvido por jovens angolanos, ligados à arte de representação, cinema e digital. O projecto vai na sua 3ª edição, cumprindo, assim, a promessa de se tornar num evento anual, de expressão nacional, para mostrar o desenvolvimento do cinema e do teatro, com todos os seus agentes envolvidos. O concurso premeia a produção do audiovisual, a nível nacional, através de um sistema de candidaturas, votação pelo público e corpo de jurados, que culmina no anúncio dos vencedores na gala final.

No presente ano, o UNITEL Angola Move traz consigo um novo corpo de júri, composto por Jorge António, Esmeraldo Batista, Jorge Antunes, Isilda Coelho, Aminata Goubel, Edson Macedo e a curadoria de Asdrúbal Rebelo. Foram também consideradas duas novas categorias: "Melhor Vídeo Tik Tok” e "Melhor Tik Toker” -, fortalecendo, assim, a conexão entre a criação de conteúdo audiovisual e digital, entre o offline e online.

As categorias do UNITEL Angola Move 2023 são: (Audiovisual) Longa-Metragem - Obra cinematográfica de carácter ficcional, com a duração mínima de 30 minutos e a máxima de 120 minutos. É requisito fundamental que a produção tenha sido feita em Angola ou no estrangeiro, desde que conte com a participação de realizadores e actores angolanos.

Curta-Metragem - Obra cinematográfica de carácter ficcional, com a duração máxima de 30 minutos. É requisito fundamental que a produção tenha sido feita em Angola ou no estrangeiro, desde que conte com a participação de realizadores e actores angolanos.

Documentário - Obra cinematográfica de carácter não-ficcional com a duração mínima de 30 minutos e máxima de 90 minutos. Deverá focar num tema da realidade, embora possa explorar uma realidade relativa. É requisito fundamental que a produção tenha sido feita em Angola ou no estrangeiro, desde que conte com a participação de realizadores e actores angolanos.

Melhor Actor - Candidatura pelo papel representado em qualquer uma das obras em concurso -Longa-metragem, Curta-metragem e Documentário. A obra deverá ser candidata, embora apenas passe à fase final para candidatura de Melhor Actor, não sendo finalista para o prémio de Melhor Obra, na respectiva categoria. É requisito fundamental que a produção tenha sido feita em Angola ou no estrangeiro, desde que conte com a participação de realizadores e actores angolanos.

Melhor Actriz - Candidatura pelo papel representado em qualquer uma das obras a concurso - Longa-metragem, Curta-metragem e Documentário. A obra deverá ser candidata, embora apenas passe à fase final para candidatura de Melhor Actriz, não sendo finalista para o prémio de Melhor Obra, na respectiva categoria. É requisito fundamental que a produção tenha sido feita em Angola ou no estrangeiro, desde que conte com a participação de realizadores e actores angolanos.

Melhor Realizador - Candidatura pela realização de qualquer uma das obras em concurso - Longa-metragem, Curta-metragem e Documentário. A obra deverá ser candidata, embora possa passar à fase final apenas para candidatura de Melhor Realizador, não sendo finalista para o prémio de Melhor Obra, na respectiva categoria. É requisito fundamental que a produção tenha sido feita em Angola ou no estrangeiro, desde que conte com a participação de realizadores e actores angolanos.

 

Conteúdo Digital / Multimédia

Canal YouTube – Premiação do canal YouTube produzido/ registado em Angola, com o maior número de subscritores. Para ser considerado, o autor do canal deverá submeter a candidatura do mesmo. O vencedor será anunciado na data indicada no calendário do concurso.

Não serão consideradas candidaturas de canais YouTube com transmissão televisiva do seu conteúdo.

Melhor Vídeo Entretenimento – Premiação do Melhor Vídeo de Entretenimento num canal YouTube, com produção da obra feita em Angola ou no estrangeiro por angolanos. Excluem-se do concurso a esta categoria Videoclipes e Concertos. Podem ser considerados nesta categoria - Séries, Vídeos de Ficção, Comédia, entre outros similares nacionais. Será vencedor o vídeo que tenha maior número de visualizações, na data indicada no calendário do concurso. A participação nesta categoria é limitada a um máximo de 2 (duas) participações por conteúdo de cada canal.

Melhor Podcast – Premiação do Melhor Podcast num canal YouTube produzido/ registado em Angola, ou no estrangeiro por angolanos. Podem ser considerados nesta categoria vídeos de carác-ter informativo, designadamente entrevistas, debates, vídeos formativos, apresentação de conteúdos.

Melhor Vídeo Tik Tok – Premiação do Melhor Ví-deo de TikTok na Rede Social Tik Tok.

Melhor Tik Toker - Candidatura pelo representante do Melhor Tik Toker, em qualquer um dos vídeos Tik Tok no concurso. A obra deverá ser candidata, embora apenas passe à fase final para candidatura de Melhor Tik Toker, para prémio de Melhor Vídeo Tik Tok, na respectiva categoria. 

A produção da obra deverá ter sido feita em Angola ou no estrangeiro por angolanos.

As candidaturas para as diferentes categorias devem ser submetidas entre 6 de Junho e 19 de Agosto do ano em curso, para a avaliação do corpo de jurados, entre 20 e 26 de Agosto. De 27 de Agosto e 5 de Outubro, seguir-se-á o apuramento dos finalistas e a consequente votação do público. A gala final acontecerá no dia 7 de Outubro.

A candidatura pressupõe o conhecimento e aceitação do regulamento do concurso, disponível em www.angolamove.unitel.ao, bem como a cedência de todos os direitos de utilização do conteúdo para âmbitos promocionais e comerciais do concurso.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura