– «Insistes sempre no mesmo!?» – resmungou o Tomé, que considera terem sido construídas imensas escolas e salas de aula, que o país tem muitas universidades, públicas e privadas, e não compreende o cepticismo do Quim, seu amigo de infância.
Após o calar das armas no ano de 2002, solenemente foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Governo Angolano e a UNITA, a paz e a reconciliação nacional tornaram-se uma realidade e os irmãos desavindos perdoaram-se mutuamente, abraçando a sã convivência na base do respeito, da tolerância e do civismo.
Após um período crítico, decorrente da crise da pandemia da Covid-19, a economia mundial tem-se caracterizado por uma fase de retoma, a contar com as previsões de crescimento económico, não só para os países desenvolvidos, mas, sobretudo, para as economias emergentes, que se preparam para entrar num novo ciclo de crescimento, motivado pela retoma do gigante asiático - a China -, que é responsável por cerca 20 por cento do PIB mundial. Segundo as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2022 a economia mundial irá crescer cerca de 4 por cento, EUA 5,2 por cento, Zona Euro 4,3 por cento, China, 5,6 por cento, África Subsaariana 3,8 por cento, Nigéria, 2,7 por cento, África de Sul 2,2 por cento e a economia nacional 2,9 por cento.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginEste ano, o Brasil vai às urnas para escolher um novo Presidente, além de governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A primeira volta está marcada para o dia 2 de Outubro. Se for necessária, o segunda vai acontecer no dia 30 do mesmo mês.
O aumento de detenção de pessoas diagnosticadas em estado de dependência química e transtornos coexistentes que, em tese, representa um problema duplicado de saúde mental, estimulou o desenvolvimento de estratégias inovadoras de Justiça Penal a nível mundial.
Os números da insegurança alimentar no continente africano, sobretudo quando envolve crianças, são inquietantes segundo as projecções do UNICEF, razão pela qual as lideranças da União Africana “sentaram” à mesma mesa, no Centro de Conferências de Sipopo, Malabo, Guiné-Equatorial para debater a situação humanitária.
Daniel Yagnyè Tom, médico neurocirurgião camaronês formado na Rússia e exilado em Angola desde 1986, fala sobre a sua vivência no país e a situação do continente africano. Nascido em Douala, Daniel Yagnyè Tom considera-se “angolano de coração”, panafricanista e homem de convicções próprias.
O Grupo das Primeiras-Damas das Repúblicas da União Africana manifestou, este sábado, a necessidade do desenvolvimento do continente, durante um encontro, no Centro de Conferências de Sipopo, em Malabo, capital da Guiné Equatorial.
O município de Cazengo, (Ndalatando), obteve nos últimos anos, ganhos que o podem catapultar para um nível de desenvolvimento sustentável e transformá-lo numa das mais importantes de Angola, isto é, caso se concretizem todos os projectos em carteira elaborados pelo Executivo e Governo local.
O Presidente da República, João Lourenço, considera que não deve haver vacilação na condenação e na tomada de medidas que desencorajem e inviabilizem o funcionamento de Governos que se constituíram com recurso à força militar.
A coligação CASA-CE iniciou este sábado, no Huambo, a campanha de recolha de contribuições públicas para conceber a proposta de programa de Governo a ser apresentado publicamente ao eleitorado na primeira quinzena do próximo mês.
O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, afirmou este sábado, na vila de Muconda, província da Lunda-Sul, que todas as estratégias da oposição para vencer o partido no poder fracassaram, porque este conta com a força do povo para alcançar a vitória.