Economia

Concessionária nacional aposta na promoção dos campos marginais

Ana Paulo

Jornalista

O presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Paulino Jerónimo, disse, sexta-feira, em Luanda, que a instituição tem trabalhado arduamente na promoção do desenvolvimento dos campos marginais, bem como das explorações dentro das áreas de desenvolvimento, assim como a exploração e desenvolvimento do gás natural.

27/05/2023  Última atualização 07H55
Presidente da ANPG, Paulino Jerónimo, destacou os avanços © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
Paulino Jerónimo, que discursava no acto de assinatura  dos contratos de serviço dos Blocos 12 e 16 da Zona Terrestre da Bacia do Kwanza, realçou que, além das novas concessionárias, a ANPG tem, igualmente, desenvolvido acções de melhoria do factor de cooperação nos campos maduros, assim como na partilha de meios entre diferentes concessões e optimização de custos.

Garantiu que os termos de referência do processo de licitação de quatro Blocos da Zona Terrestre da Bacia do Baixo Congo e de oito blocos da Zona Terrestre da Bacia do Kwanza serão publicados no mês de Setembro.

Em relação  aos actuais blocos assinados com em-presas parceiras, Paulino  Jerónimo reforçou que o projecto se enquadra na estratégia do Executivo angolano, no âmbito do Decreto Nº 53/19, que prevê a adjudicação, até 2025, de 55 novas concessões.

Paulino Jerónimo reconheceu que, no decorrer das negociações das duas concessões, foram identificados alguns constrangimentos, principalmente, problemas relacionados com as garantias financeiras  que devem ser entregues às concessionárias nacionais, logo após a assinatura dos contratos.

O presidente da ANPG   garantiu que foram encontradas soluções que permitiram ao grupo empreiteiro dar início aos trabalhos.

"O sucesso das empresas em causa dependerá da melhoria da nossa produção e, consequentemente, da melhoria contínua da vida da população”, frisou Paulino Jerónimo, que mais uma vez reafirmou que a instituição tem atribuído  novas áreas para exploração e produção por licitações ou negociações  directas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia