A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência as exportações angolanas, para entrega em Outubro terminou, esta segunda-feira, no mercado de futuros de Londres em alta de 1,77%, para os 96,60 dólares.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) e a TotalEnergies anunciaram a decisão final de investimento de 850 milhões de dólares para o desenvolvimento CLOV Fase 3, com o potencial de adicionar 30 mil barris de petróleo por dia à produção do Bloco 17, de acordo com um comunicado emitido, está quinta-feira, pelo concessionário nacional de hidrocarbonetos.
O desenvolvimento CLOV Fase 3, implantado no "offshore” profundo do Bloco 17, a 150 quilómetros da costa angolana, é uma extensão da rede de produção submarina e da interligação à unidade flutuante de produção e armazenamento (FPSO), para sustentar a produção do campo, iniciada em 2014.
Esta nova componente, nota o documento da ANPG, é a primeira a beneficiar da padronização de equipamentos submarinos no Bloco 17, mercê de opções contratuais e de engenharia que representam uma redução de custos que acaba por beneficiar a carteira de projectos de ciclo curto nos campos do Bloco.
Para o presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, a decisão "contribuirá claramente para que Angola mantenha os seus níveis de produção nacional, assim como para a optimização das instalações e dos recursos existentes.
"Este desenvolvimento vai maximizar a utilização da infra-estrutura CLOV existente, permitindo produzir petróleo com menos custos e com menos intensidade de carbono, em linha com a estratégia da TotalEnergies”, disse o director-geral da TotalEnergies EP Angola.
Olivier Jouny insiste em que o projecto "abre um novo ciclo no Bloco 17, em que a padronização de equipamentos submarinos para futuros desenvolvimentos trará uma redução de custos na ordem dos 20 por cento e pode gerar oportunidades para manter a produção em outros FPSO”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Banco Nacional de Angola (BNA) comprou, quinta-feira e hoje, 100 milhões aos participantes da Plataforma Bloomberg FXGO, à taxa de câmbio média de USD/AOA 420,00, para acumulação de Reservas Liquidas Internacionais (RLI).
A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência as exportações angolanas, para entrega em Outubro terminou, esta segunda-feira, no mercado de futuros de Londres em alta de 1,77%, para os 96,60 dólares.
O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, atletas de várias modalidades de luta, no Palácio Presidencial, tendo manifestado satisfação com a conquista de 67 medalhas nos campeonatos africanos de Jiu-jitsu, Judo e Lutas.
A cidade do Huambo completou 110 anos desde a sua fundação e elevação a esta categoria, no dia 8 de Agosto de 1912 através da portaria 10.40, assinada pelo então general e político português José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos.
A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.