Cultura

Concertos de Páscoa marcam Sexta-feira Santa em Luanda

Analtino Santos

Jornalista

Dois concertos gospel marcaram a semana santa, no fim-de-semana, em Luanda, realizados no Salão Mangala Eventos, no Golfe 2, e no complexo turístico KDS, na vila turística no Kikuxi.

18/04/2022  Última atualização 13H00
Trifena La Tangedora cantou e encantou no concerto dedicado à Semana Santa na capital © Fotografia por: DR

O primeiro teve a participação de Cidy Daniel, Eduardo Pinto, Trifena La Tangedora, Daniel Matias, Wayami Telma e Dennis Samay, enquanto o segundo contou com Irmã Joly, Nsimba Reboth e Laton Cordeiro.

Eduardo Pinto abriu com "Amazing Grace”, conhecido hino cristão, lançado em 1779, pelo clérigo anglicano John Newton. A dupla de apresentadores Rita Francisco e Josemar Pinto deu as boas-vindas na terceira edição do Concerto de Pascoa, dividida em quatro momentos. A iniciativa do Ministério Trindade Angola, em parceira com a DELM, foi transmitida online na sexta-feira e ontem reproduzida pela TV Palanca.

O primeiro momento foi dedicado à "Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”, com Daniel Matias em "Ukupitilo”, um kilapanga. Dennis Samaya cantou "Fonte Sem igual” abrindo a etapa "Paixão de Cristo”,  numa sequência com Eduardo Pinto e Cidy Daniel apresentando "Consagrado ao Senhor” e "Dilunda Dia Cristo”, ao ritmo de rumba e semba cadenciado.

Para o momento de "Crucificação e Morte de Jesus Cristo”, a morna com a mensagem gospel foi ouvida em "Ki Ngui Banza” e "Rude Cruz”, nas vozes de Cidy Daniel e Trifena La Tangedora, jovem cantora que continuou a interpretar "Dikulusu dya Jesu” e fechou o momento num ritmo mais alegre em "Budikuluso Dia Jesu”, a plateia não teve como ficar sentada seguindo a coreografia do Ballet Nzinga Mbande.

Na parte final, mais uma vez, Trifena La Tangedora encantou na balada em "Ninguém explica a Deus”, e fechou a sua exibição em "Victoria de Jesus”, fundido o kilapanga à tchianda e mais uma vez com o Ballet Nzinga Mbande a dança tomou o Salão Mangala.

Dennis Samaya, Wayami Telma e Daniel Matias com propostas rítmicas mais aceleradas e animadas interpretaram "Sangue Ya”, "Ngi Ximana”, "Fuma Nessa Jesu” e "Jesu Diami”. Foi ao som de uma miscelânea de cânticos populares conhecidos como "Aleluia Ulamba”, "Ngana Jesu Kamba” e outros que Daniel Matias fechou o Concerto de Páscoa.

A direcção artística esteve a cargo do teclista Miqueias Ramiro e Frank Yehokhanan numa formação com Isaú Baptista e  Otinel Nza, nos solos e ritmos, com Joel Baptista, no baixo, e Beny Makanzo, nos teclados. A secção percussiva com Bernas e Dennis, acompanhando o baterista Beni Fortuna, nos sopros com Tanny (saxofone), Magno (trompete) e Efraim (trombone) e a secção de cordas com Paulo Benthove, Joel Baptista e Tony.

No complexo turístico KDS, vila turística no Kikuxi, a Banda Tropicalíssimo Irmã Joly, Nsimba Reboth e Laton Cordeiro também proporcionaram um momento de música dedicado à Pascoa. Temas como "Soberano de Deus”, "Mama Levanta”, "Ungido”, "Estou Dentro”, "Dia Bom”, "Em Nome Dele” e outros que marcam a trajectória dos intervenientes fizeram a festa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura