Cultura

Concerto homenageia o centenário de Neto

Um concerto em homenagem ao centenário de António Agostinho Neto realiza-se hoje, às 19h00, na Liga Africana, em Luanda, com a participação de Carlos Lamartine, Duo Canhoto, Ângela Ferrão, Conjunto Duia, Grupo de teatro Julu, Ngonguita Diogo, Declamador Universo, Tio Bebe e Nvula, Marimbeiros de Kalandula, Ballet Njinga Mbande e Semba Muxima.

28/07/2022  Última atualização 10H35
Músico Carlos Lamartine é o coordenador da actividade © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Carlos Lamartine, coordenador da actividade, garante que esta é uma das iniciativas que a Liga Africana realizará, inseridas no programa das comemorações do centenário de Agostinho Neto, que se assinala a 17 de Setembro.

A direcção da Liga Africana, disse, responder  assim ao apelo do executivo no envolvimento da sociedade civil. Segundo Carlos Lamartine, a actividade está a ser preparada com várias tendências artísticas, sendo que Os Marimbeiros de Kalandula, Ballet Njinga Mbande e Semba Muxima apresentarão manifestações tradicionais. Os poemas de Agostinho Neto serão apresentados pelo Declamador Universo e Ngonguita Diogo.

Para a representação dramatúrgica foi chamado o Grupo de teatro Julu, enquanto o Duo Canhoto, Ângela Ferrão, Carlos Lamartine e o Conjunto Duía irão apresentar  aos presentes  temas do seu reportório, poemas e músicas inspiradas na obra de Agostinho Neto.

 Concurso "Cantar Neto”

O casting do apuramento para a fase provincial do primeiro Concurso Nacional de Trova "Cantar Neto”, em Benguela, realiza-se sábado, a partir das 16h00, no Sporting Club do Lobito, durante o qual a Banda Gema vai apresentar alguns temas musicais.

O primeiro Concurso Nacional de Trova "Cantar Neto” visa saudar as comemorações do centenário de Agostinho Neto, que se comemora a 17 de Setembro.

A final será realizada a 10 de Setembro, em Luanda, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, depois do apuramento dos distintos representantes provinciais. O concurso terá uma periodicidade anual e nesta edição vai premiar a musicalização em estilo trova, de poemas do homenageado.

Analtino Santos

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura