Cultura

Concerto “Festa da Música” propicia intercâmbio cultural

Analtino Santos

Jornalista

“Festa da Música” é a denominação do concerto que acontece amanhã, às 18h30, no auditório Milton Gonçalves, no Instituto Guimarães Rosa (Ex-Casa de Cultura Brasil-Angola), em Luanda, com as participações da Banda Angojazz, Miguelito, Mariana Martinez, Jean Renan, Amandine e Horácio Dá Mesquita.

12/06/2024  Última atualização 09H36
Banda musical actua, amanhã, no Instituto Guimarães Rosa © Fotografia por: DR

De acordo com o pianista e o director artístico do espectáculo, Dimbo Makiesse, a "Festa da Música” é um momento que propicia o intercâmbio cultural, no qual se juntam artistas de diferentes nacionalidades.

O violinista cubano Miguelito, a venezuelana Mariana Martinez, Amandine Jazz e o saxofonista Jean Renan, ambos franceses, vão participar no concerto de amanhã, que tem como convidado especial o presidente executivo do Novatos da Ilha e guardião da rebita, Horácio Dá Mesquita.

"Não se pode construir um futuro ignorando o passado, por isso o Angojazz tem feito trabalho de campo da nossa essência. Da génesis da música angolana e a sua influência, seguindo assim os passos do mestre Liceu Vieira Dias, que já teve influência do boogie huggie de blues e de grandes jazzistas. Isso justifica a presença do jazz na cultura angolana, desde os tempos primórdios”, afirmou Dimbo Makiesse, ao fazer a ponte com o cruzamento de culturas e tendências musicais.

No concerto, a Banda Angojazz leva ao palco nomes como Dalú Roger (percussão), Jackson Nsaka (bateria), King Jaime (baixo eléctrico), Max de Jesus (guitarra), Lukeny Sansão (saxofone), Banilson Barra (flauta) e Yuri Viegas (trombone), com a direcção de Dimbo Makiesse, o líder da banda auxiliado por John Canga.

"O projecto Angojazz tem feito viagens de Cabinda ao Cunene capacitando os jovens fazedores da música popular angolana no conhecimento harmónico de jazz e a liberdade nos compassos”, revelou Dimbo Makiesse.

As duas últimas viagens foram às províncias do Uíge, no município de Maquela do Zombo, e Huíla, na cidade do Lubango, onde partilharam o conhecimento com o movimento de jazz liderada pela cantora Angie Napende, convidada no Festival Nacional Angojazz, realizado em Luanda, no passado mês de Abril.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura