Cultura

Concerto e exposição marcam 60 anos do Tratado do Eliseu

Analtino Santos

Jornalista

A cantora germânica Adriene Haan e o pianista Richard Everett Daley animam, hoje, a partir das 17h00, no Palácio de Ferro, em Lunda, um concerto franco-alemão, em saudação ao 60º aniversário do Tratado do Eliseu.

21/01/2023  Última atualização 10H06
Cantora germânica Adriene Haan anima concerto em Luanda © Fotografia por: DR

À margem do concerto, será inaugurada uma exposição da artista Imanni da Silva.

Os embaixadores da Alemanha e França em Angola, Stefan Traumann e Daniel Vosgien, respectivamente, anfitriões do evento irão brindar os convidados com um coquetel depois do concerto, assim como tecerão palavras em torno do Tratado do Eliseu, um marco na história mundial.

De acordo com o programa desta celebração, com a direcção artística e piano de Richard Everett Daley, a cantora germânica  Adrienne Hann interpretará canções de cabarés dos dois países com um reportório adequado a efemeride rebuscando artistas como Kurt Weill, Franz Wachsmann, Friedrich Hollaender, Mischa Spolianksy, Jacques Brel, Edith Piaf, Charles Aznavour e Patricia Kaas. As artes visuais estarão presente com uma exposição da artista e actvista Imanni da Silva.

Este ano é comemorado o 60º aniversário do Tratado do Eliseu, assinado pelo Presidente francês Charles de Gaulle e pelo Chanceler alemão Konrad Adenauer em 1963. Após 18 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, os dois países iniciaram assim uma cooperação política e economica que se desenvolveu até aos dias de hoje numa estreita amizade franco-alemã.

O Tratado do Eliseu criou uma política conjunta franco-alemã que permitiu, entre outras coisas, uma cooperação económica forte e a criação de uma universidade conjunta.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura