Cultura

Concerto de Trova amanhã à noite no Palácio de Ferro

Analtino Santos

Jornalista

Gabriel Tchiema e Duo Canhoto são os destaques do Concerto de Trova que acontece, amanhã, às 20h00, no Palácio de Ferro, em Luanda, no qual constam, ainda, do elenco artístico Selda, Rosa Baptista, Aninhas, Sara Dem, Anabela Aya, Artur, Kendrah, Júlio Gil, Esther e Judith.

23/11/2022  Última atualização 08H46
Gabriel Tchiema e Duo Canhoto © Fotografia por: Edições Novembro
O concerto, uma produção das Mentes Fabulosas, tem a direcção artística de Guelmo Cruz, que aposta no reviver da trova presente em movimentos culturais, como a Brigada Manguxi e as Forças Armadas Angolanas, onde Gabriel Tchiema e Duo Canhoto ganham visibilidade.

Selda, Anabela Aya, Rosa Baptista, Aninhas e Sara Dem são cantoras que muitas vezes se apresentam em formato de  voz e violão e que no concerto de amanhã subirão neste formato. As irmãs Esther e Judith são regulares na trova e assim vão conquistando o seu espaço.

Kendrah, também, tem familiaridade com voz e violão, como Júlio Gil que é da safra de trovadores que emigrou para a kizomba, como Kiaku Kiadaff, Jojó Gouveia, Kamané e outros nomes, hoje estabelecidos na música angolana.

No passado, na trova nacional despontaram: Os Irmãos Kafala, Beto Gourgel, Waldemar Bastos, Trio Vikeia, Zé Fixe, Armando Rosa, Manuel Curado, Trio Melodial, Duo Missosso, Quarteto Akapaná, Gabriel Tchiema, Mito Gaspar, Dom Caetano e Zeca Sá.

Vozes Femininas

O Espaço Pérola do Ndongo, no Futungo de Belas, em Luanda, acolhe sexta-feira, às 18h30, um espectáculo musical denominado "Palco das Vozes Femininas”, no âmbito do Festival Nacional de Cultura (FENACULT).

Do elenco artístico constam os nomes de Dina Santos, As Gingas do Maculusso, Margareth do Rosário, Bela Chicola, Heróide, Família Duia, Alexandra Bento, Karina Santos e grupo de dança Etu Tueza.

No mesmo dia, no município do Cazenga, acontece um espectáculo de Rap, com a participação dos melhores deste estilo musical, enquanto, no sábado, realiza-se o Festival de Kuduro,  nos Quatro Campos, no município de Viana, também no âmbito do FENACULT.

No domingo, o Centro Recreativo e Cultural Kilamba, considerado o palco do semba, acolhe o Caldo dos Caldos, com o Semba Muxima, Banda Movimento, Os Jovens do Prenda, Carlos Lamartine, Calabeto, Dom Caetano, Lulas da Paixão, António Paulino, Robertinho, Voto Gonçalves, Dina Santos, Elisa Barros, Moniz de Almeida, As Gingas do Maculusso, Legalize, Margareth do Rosário e Jojó Gouveia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura