Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
Os agentes de Educação Cívica Eleitoral do município do Huambo, formados de 24 a 27 de Junho, estão desde ontem a mobilizar as comunidades para aderirem ao processo visando as eleições gerais de 24 de Agosto.
Artur Capata, agente de Educação Cívica Eleitoral, disse que está disponível em contribuir com o conhecimento para mobilizar os eleitores das comunidades do Huambo, para ensinar a todas as pessoas os procedimentos de como se dirigir numa assembleia e mesa de votos e cumprir o dever cívico.
O rei do Huambo, Artur Moço, referiu, por seu turno, que o papel das autoridades tradicionais, durante este processo, é muito importante, uma vez que o soba é quem acolhe em primeira instância os jovens em serviço, para que tudo ocorra sem sobressaltos.
Já o presidente interino da Comissão Municipal Eleitoral do Huambo, António Carlos do Amaral, considerou o início da campanha de mobilização eleitoral um ponto de partida para a consciencialização do público eleitor, para tomar conhecimento do processo.
A actividade, iniciada ontem, serve para os agentes de Educação Cívica Eleitoral trabalharem na sensibilização, com base no que está espelhado na Constituição da República, e devem fazer um esclarecimento cívico dos cidadãos sobre o processo eleitoral.
No município do Huambo, foram formados 107 agentes eleitorais cívicos, que vão se dedicar na mobilização das pessoas nas diferentes comunas, sectores, bairros e aldeias.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.