Cultura

Comunidade é reunida para falar sobre o livro

Especialistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) debateram, no domingo, em Luanda, as “Políticas e Estratégias de Promoção do Livro na Era Digital”, durante um fórum virtual, no qual o editor Arlindo Isabel destacou os avanços da técnica e tecnologia ao mercado editorial.

03/05/2022  Última atualização 11H25
Arlindo Isabel enaltece os ganhos dos avanços tecnológicos © Fotografia por: DR

Para Arlindo Isabel, os avanços da técnica e tecnologia são um conjunto de transformações que têm melhorado a produção dos livros quanto à impressão e acabamento, bem como a qualidade técnica e estética no designer gráfico.

A promoção do livro e da leitura, adiantou, continua a ser uma prioridade para qualquer Estado que pretende atingir o crescimento e desenvolvimento económico e cultural. Relativamente ao país, disse, a promoção do livro acaba por se reflectir  no índice de compra e de leitura, o acesso aos meios de comunicação,  mediatecas e bibliotecas públicas, assim como ao interesse nas redes sociais dos potenciais leitores e os custos editoriais que determinam o preço destes.

"Para o país, os desafios e as oportunidades geraram avanços da técnica e tecnologia sobre o processo de divulgação e venda de livros, com a criação e gestão de páginas e contas nas redes sociais, melhoria da segurança e preservação dos direitos de autor”, realçou.

Em relação à facilidade de distribuição, digital e físico, acrescentou, os avanços da tecnologia têm desafiado e dado oportunidade de disponibilizar as obras para o mundo, eliminando os custos de impressão e a redução de custos de distribuição.

O presidente da Organização Juvenil da CPLP , Pedro  Okomo, pediu aos países africanos de língua portuguesa para criarem condições de facilitar o acesso à Internet, uma realidade diferente em países como o Brasil e Portugal. "Para muitos africanos, o acesso à Internet ainda é um  privilégio”.

O fórum virtual acontece no quadro da reunião dos ministros da Cultura da CPLP, a realizar-se hoje,  em Luanda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura