Sociedade

Comunidade é envolvida na campanha de limpeza

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

Pelo menos 500 pessoas estão envolvidas, desde sábado, na província do Bengo, na limpeza das zonas urbanas e periurbanas com maior foco de lixo, a nível dos seis municípios que compõem a região, no âmbito da campanha “Limpemos Angola”, que decorre, em todo o país, de 16 a 27 deste mês.

20/09/2021  Última atualização 09H30
Estão a ser priorizados os locais com grandes focos de lixo © Fotografia por: Edmundo Eucílio| Edições Novembro
Na campanha, que a nível da província foi aberta pela governadora Mara Quiosa, os mais de quinhentos cidadãos mobilizados, dos quais 300 efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA), vão, até ao próximo dia 27, actuar nas zonas da Açucareira, Porto Quipiri, Centralidade do Capari, no Panguila e noutras localidades do interior da província, onde existem grandes quantidades de lixo.

Falando à imprensa, a directora do Gabinete Provincial do Ambiente, Clementina Silva, reconheceu que o lixo é o principal causador de várias doenças e que, por esse motivo, o Executivo resolveu promover essa campanha de limpeza, para que o país apresente uma imagem mais digna.

Segundo o administrador municipal do Dande, dada a importância da actividade, todos os munícipes estão mobilizados a participar na campanha de limpeza. Cândido Cadifete explicou que o município  sede ainda não dispõe de um aterro sanitário, por esse motivo o lixo recolhido dos contentores espalhados em vários pontos da municipalidade é depositado na zona dos Libongos, na comuna da Barra do Dande.

"Ainda não temos nenhum plano de construção de um aterro sanitário. Este tipo de projecto requer muitos fundos”, justificou.
Com mais de 60 mil habitantes, o bairro Panguila, no município do Dande, é a localidade da província do Bengo onde estão concentrados os maiores focos de lixo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade