Cultura

Comunidade afro-latina celebra hoje Dia da Mulher

Analtino Santos

Jornalista

Um acto cultural alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 25 de Julho, será realizado hoje, às 17h00, pela Embaixada da Argentina em Angola.

25/07/2022  Última atualização 08H36
Embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier © Fotografia por: DR

O embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que a actividade visa homenagear algumas personagens femininas angolanas das artes e sociedade civil.

Uma selecção musical com temas afro-argentinos e afro-latinos-caribenhos e a participação de artistas angolanos está reservada para a parte cultural e artística da actividade.

O embaixador Alejandro Verdier vai falar da presença e dos traços africanos na cultura africana, destacando como exemplo o tango, uma vez que o diplomata argentino tem apostado da divulgação e promoção da influência africana na cultura do seu país, como aconteceu na Bienal da Paz, na qual o pavilhão nacional da Argentina apresentou de modo virtual artistas afro-argentinos.

O 25 de Julho é comemorado como o Dia Internacional da Mulher Afrodescendente, tendo a sua origem em 1992, quando mulheres negras de 32 países da América Latina e do Caribe reuniram-se na República Dominicana para definir estratégias de incidência política e enfrentar o racismo a partir de uma perspectiva de género.

Alguns aspectos da cultura afro-argentina podem ser visitados na página digital da Bienal da Paz de Luanda e no futuro não está descartada a presença de alguns nomes da cultura argentina.

No ano passado, a Embaixada da Argentina em Angola realizou, na Casa de Cultura Brasil-Angola, uma exposição fotográficas intitulada "ReVeladas”, com histórias de mulheres afro-argentina, captadas por Mar Diaz Pacheco.

Na mostra fotográfica foi revelada uma proposta, através de uma história visual poética, onde Mar Diaz revela e afirma esses rostos, ressignificando a sua ancestralidade, história, pele e raízes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura