Regiões

Comunas de Demba Chio e Mumbondo ligadas por terra com Muxima

Em nove dias de terraplanagem na antiga Estrada Nacional 110, que parte de Kifangondo (Cacuaco) até ao Porto Amboim (Cuanza-Sul), três comunas viram melhorada a questão da circulação rodoviária para alegria da população local.

16/08/2021  Última atualização 19H04
© Fotografia por: DR

As autoridades do município da Quiçama, em Luanda, terraplanaram este mês 150 quilómetros. Melhorou-se a estrada que parte de Kifangondo e passa pela vila da Muxima/Demba Chio (45 kms), Demba Chio/Mumbondo (66 kms), atravessa o rio Longa e termina em Capolo, actual EN100, à entrada do município do Porto Amboim (Cuanza-Sul).

Com estas obras, os habitantes de Demba Chio já poderão escoar seus produtos agrícolas para os mercados de Luanda, enquanto se espera pela colocação de uma ponte metálica sobre o rio Longa para ligar as localidades de Caxarandanda a Capolo (Porto Amboim).

Assim, acabou o calvário dos camponeses que perdiam sua produção, devido ao mau estado da estrada de acesso ao Demba Chio, percurso onde os veículos automóveis não chegavam independentemente da época do ano.

O troço Caxarandanda/vila da Muxima e vice-versa, antes das obras de melhoria, fazia-se em 6 horas, mas com a terraplanagem o cenário muda provisoriamente.

Pelo menos 25 mil pessoas habitam no município da Quiçama, cuja principal fonte de sustento é a agricultura e pesca, distribuídas pelas comunas da Vila da Muxima, Cabo Ledo, Kixinge/Mumbondo e Demba Chio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões