Regiões

Comuna do Monte Belo ganha mercado rural

Arão Martins / Benguela

Jornalista

Os vendedores informais da comuna do Monte Belo, município de Bocoio, província de Benguela, ganharam, na tarde desta quinta-feira, 2, um mercado rural, construído de raiz.

02/02/2023  Última atualização 21H31
© Fotografia por: Arão Martins
Com a entrada em funcionamento do mercado, os vendedores viram melhoradas as condições de comercializar os seus produtos agrícolas e não só.

A infra-estrutura social, foi construído no âmbito do Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM) e foi inaugurado pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes, no âmbito dos festejos do 4 de Fevereiro, Dia da Luta Armada e de Libertação Nacional.

O mercado, com capacidade para 100 bancadas, aufere melhores condições e vai acolher os vendedores que exerciam tal actividade em locais sem condições. Também foi construído no recinto do mercado gabinete administrativo e quartos de banho.

A vendedora Joana Tchipia disse que a concretização da construção e abertura do mercado, vai proporcionar mais dignidade aos vendedores e os clientes terem produtos com mais higiene.

"Antes, vendíamos em local aberto e os vendedores e os produtos estavam expostos ao sol. Acrescentou que no tempo chuvoso era impossível vender. O novo mercado tem cobertura de chapas de zinco, o que faz com que, mesmo no tempo chuvoso as vendam vao serem feitas sem temer molhar”, disse.

A vendedora de peixe seco, Ana Laurinda, que tem o seu espaço já reservado, manifestou a sua satisfação. Disse que vive no bairro sete, uma zona próxima do local onde foi erguido o mercado, o que constitui motivo de satisfação.

Atribuiu o ganho, fruto da seriedade do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIMI) e a responsabilidade com que o Governo de Benguela está a encarar com seriedade a implementação de projectos sociais que visam melhorar as condições de vida das populações.

"Nunca sonhamos ter um mercado com condições iguais, o que faz com que os nossos produtos possam ser mais valorizados”, disse, solicitando, a construção ou instalação de uma câmara frigoríficas para a conservação dos frescos. 

Já o idoso João Prego manifestou a sua satisfação pela construção do mercado. Defendeu a ampliação do mesmo para beneficiar mais vendedores. 

Disse que a comuna do Monte Belo é rico em produtos do campo e não só, por isso, há necessidade de se ampliar o mercado, para que mais pessoas tenham também acesso.

"Agradecemos pelo empenho do Governo Provincial pelo trabalho que está a ser desenvolvido, porque além do mercado, foi instalado também um novo gerador que vai permitir iluminar a comuna e as casas de muitas famílias”, disse.

O governador provincial de Benguela, Luís Nunes, entregou, também, às autoridades locais, um gerador de 165 KVA, que, segundo um técnico da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), pode fornecer energia eléctrica para mais de 100 moradias.

A idosa Teresa Flora, moradora do bairro 17, arredores da sede comunal do Monte Belo, disse que o gerador vai contribuir na segurança da população. "Nós que vivemos no bairro 17, para se deslocar no centro da comuna era um risco, por causa dos ladrões. Concretizou-se uma promessa há muito aguardada”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões