Sociedade

Compra de novos testes rápidos de Sida

Alberto Quiluta

Jornalista

O Instituto Nacional de Luta Contra a Sida (INLS), deu início, segunda-feira, em Luanda, a um concurso com vista à compra de testes rápidos, reagentes e outros medicamentos para o combate do VIH/Sida, informou o director-geral da instituição.

09/04/2024  Última atualização 11H22
© Fotografia por: DR

José Van-Dúnem disse que o concurso fica aberto até ao dia 19 deste mês. "A compra dos testes rápidos e dos medicamentos é parte de uma iniciativa criada em resposta do Programa Nacional de Combate ao HIV e hepatites virais em todo o território nacional, de forma a reduzir a taxa de mortalidade e morbilidade causada pela Sida”, avançou o director do INLS.

O país, revelou, tem registado 310 mil pessoas a viverem com HIV/Sida e todos anos são registados mais de 15 mil novos casos, assim como dez mortes relacionadas com a doença. "Os números apresentados pelo instituto indicam que dos 103.085 testes realizados em menores, mais de três mil são positivos”, lembrou.

O compromisso do país, destacou, é implementar as principais recomendações do Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV/ Sida, Hepatites Virais e outras Infecções Transmissíveis Sexualmente 2023-2026.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade