Os deputados da Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral da província de Malanje, apresentaram, esta segunda-feira, ao governador Marcos Nhunga o seu plano de actividades para os próximos cinco anos.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e a sua homóloga da República de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, chegaram, na manhã desta segunda-feira à província de Benguela, para uma visita de dois dias.
Um complexo residencial para professores e enfermeiros foi inaugurado, sábado (12), na comuna de Môngua, município do Cuanhama, pela governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, no quadro das comemorações do 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional.
Construído no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), o complexo conta com dez apartamentos isolados do tipo T1, com capacidade para albergar mais de 30 profissionais dos sectores da Educação e Saúde.
Orçado em mais de 146 milhões de kwanzas, o equipamento vai ser erguido para melhorar as condições de acomodação dos professores e enfermeiros, bem como encurtar a distância que separava a zona residencial dos funcionários públicos aos postos de trabalho na comuna de Môngua.
A governadora Gerdina Didalelwa avançou que o Executivo, por meio de várias acções, com destaque para as enquadradas no PIIM, para garantir o desenvolvimento dos municípios, e o Programa de Acção para a Promoção de Empregabilidade (PAPE), com vista a capacitar os jovens e dar ferramentas que fomentem a criação de empregos.
A governante referiu que os resultados destes programas são visíveis, fundamentalmente nos sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas. "Temos imponentes canais adutores de água e de barragens nas duas margens do rio Cunene, todas viradas ao combate à seca”, reforçou.
O PIIM, no Cuanhama, conta com 12 projectos avaliados em mais de mil milhões de kwanzas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNoventa e três pacientes entre crianças e adultos começaram, esta segunda-feira, a ser operados a deformidades do lábio leporino e à fenda do palato no hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito, província do Bié, numa campanha de cirurgias que encerra no próximo dia 14.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.