A Vortice Dance Company vai levar o espectáculo “A Sagração da Primavera”, uma nova abordagem dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, em digressão por Lisboa, Torres Vedras, Porto e Sintra, em Portugal, a partir de 20 deste mês.
O trabalho, inspirado na obra de Igor Stravinsky, à luz de uma era tecnológica, junta as linguagens da dança, da videografia, do ‘videomapping’ e da música, com o objectivo de proporcionar "uma experiência sensorial avassaladora”, segundo a produção.
Vista como um marco na história da dança, "A Sagração da Primavera” foi coreografada originalmente por Vaslav Nijinsky, a partir da música composta por Igor Stravinsky, que aborda o tema da celebração da natureza, estreando pelos Ballets Russes em Paris, em 1913.
A acção "desenvolve-se numa analogia directa com a velocidade das primaveras de hoje, onde a Dança do Sacrifício final se desmultiplica no tempo e no espaço”, acrescenta a produção, sobre este novo trabalho da Vortice.
A obra musical será interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo, do Porto, com direcção do maestro Nuno Côrte-Real.
Lisboa será a primeira cidade a receber a "Sagração da Primavera” da Vortice, a 20 deste mês, no Coliseu, seguindo-se Torres Vedras, dois dias depois, no cine-teatro local, depois o Porto, a 27 deste mês, no Coliseu, e por fim Sintra, a 29 do mês em curso, no Centro Cultural Olga Cadaval.
Estreada a 29 de Janeiro de 2022 no Centro Cultural das Caldas da rainha, depois de uma residência artística naquele equipamento e no Coliseu de Lisboa, a peça tem direcção artística, coreografia, videografia, concepção cénica e figurinos de Cláudia Martins e Rafael Carriço.
Será interpretada pelos bailarinos Joana Marques, Inês Costa, Manuela Linhares, Cláudia Martins, Rafael Carriço, Diogo Lourenço, Francisco Maduro, Julia Caetano e Sigrid Dugstad.
Com produção da companhia, o espectáculo para maiores de 6 anos tem co-produção do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, Cine Teatro de Torres Vedras e o Coliseu de Lisboa.
Ao longo de 21 anos, a Vortice realizou digressões internacionais em mais de 30 países, em cinco continentes, nomeadamente com participações nos festivais Kuopio Dance Festival, na Finlândia, o Festival Internacional de Dança de Casablanca, em Marrocos, Peridance, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, ou o Retroperspectywy Festival, na Polónia.
A Temporada Darcos, projecto musical iniciado em 2002, é financiada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Lisboa e a Direcção-Geral das Artes, entre outros parceiros públicos e privados.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.
O Presidente queniano, William Ruto, enviou, a Luanda, o seu ministro da Indústria e Comércio, Moses Kuria, na qualidade de enviado especial, para fazer chegar ao homólogo angolano, João Lourenço, uma carta por via da qual manifesta o interesse em reforçar as relações de cooperação com Angola, bem como uma maior integração regional.
O Conselho Nacional da Juventude pretende que os “influenciadores digitais” de Angola sejam vectores de valores e princípios consubstanciados no respeito pelas leis, pelas autoridades, pelos bens públicos e privados, defendeu Isaías Kalunga, líder associativo juvenil.
A colocação da educação ambiental no topo das prioridades, no sentido de minimizar as consequências que advêm da falta de conhecimento da importância da preservação da natureza, é urgente, anunciou o vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).