Cultura

Companhia Vortice leva coreografia em quatro cidades portuguesas

A Vortice Dance Company vai levar o espectáculo “A Sagração da Primavera”, uma nova abordagem dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço, em digressão por Lisboa, Torres Vedras, Porto e Sintra, em Portugal, a partir de 20 deste mês.

05/01/2023  Última atualização 06H15
© Fotografia por: DR
De acordo com a companhia, o espectáculo, que se estreou em Janeiro de 2022, nas Caldas da Rainha, e deveria entrar em digressão interrompida devido à pandemia Covid-19 - será este mês apresentado entre os dias 20 e 29, em parceria com a Temporada Darcos.

O trabalho, inspirado na obra de Igor Stravinsky, à luz de uma era tecnológica, junta as linguagens da dança, da videografia, do ‘videomapping’ e da música, com o objectivo de proporcionar "uma experiência sensorial avassaladora”, segundo a produção.

Vista como um marco na história da dança, "A Sagração da Primavera” foi coreografada originalmente por Vaslav Nijinsky, a partir da música composta por Igor Stravinsky, que aborda o tema da celebração da natureza, estreando pelos Ballets Russes em Paris, em 1913.

A acção "desenvolve-se numa analogia directa com a velocidade das primaveras de hoje, onde a Dança do Sacrifício final se desmultiplica no tempo e no espaço”, acrescenta a produção, sobre este novo trabalho da Vortice.

A obra musical será interpretada ao vivo pela Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música e Artes de Espectáculo, do Porto, com direcção do maestro Nuno Côrte-Real.

Lisboa será a primeira cidade a receber a "Sagração da Primavera” da Vortice, a 20 deste mês, no Coliseu, seguindo-se Torres Vedras, dois dias depois, no cine-teatro local, depois o Porto, a 27 deste mês, no Coliseu, e por fim Sintra, a 29 do mês em curso, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Estreada a 29 de Janeiro de 2022 no Centro Cultural das Caldas da rainha, depois de uma residência artística naquele equipamento e no Coliseu de Lisboa, a peça tem direcção artística, coreografia, videografia, concepção cénica e figurinos de Cláudia Martins e Rafael Carriço.

Será interpretada pelos bailarinos Joana Marques, Inês Costa, Manuela Linhares, Cláudia Martins, Rafael Carriço, Diogo Lourenço, Francisco Maduro, Julia Caetano e Sigrid Dugstad.

Com produção da companhia, o espectáculo para maiores de 6 anos tem co-produção do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, Cine Teatro de Torres Vedras e o Coliseu de Lisboa.

Ao longo de 21 anos, a Vortice realizou digressões internacionais em mais de 30 países, em cinco continentes, nomeadamente com participações nos festivais Kuopio Dance Festival, na Finlândia, o Festival Internacional de Dança de Casablanca, em Marrocos, Peridance, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, ou o Retroperspectywy Festival, na Polónia.

A Temporada Darcos, projecto musical iniciado em 2002,  é financiada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Lisboa e a Direcção-Geral das Artes, entre outros parceiros públicos e privados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura