Cultura

Companhia Nacional de Ópera apresenta“N’jango de Ópera”

A Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA) apresenta sexta-feira, às 20h00, na LAASP (Ex- Liga Africana), o espectáculo “N’jango de Ópera”, sob a direcção do especialista em canto lírico e performance operística,Emanuel Mendes, uma iniciativa do Atelier D’Artes Lucengomono.

31/01/2023  Última atualização 07H10
© Fotografia por: DR
"Njango de Ópera” (um canto aos heróis) é um "Missosso”, género dramático-musical de origem angolana, no qual se incide os principais elementos da cultura Bantu composto pelas histórias da tradição oral, danças e músicas. Elementos culturais, fulcrais para (re)construção ideológica de uma nação, pontos de adopção pedagógica para a resolução de conflitos nas comunidades, harmonização social, humanização pelas artes e cultura como elementos fundamentais da formação integral do indivíduo e a sua inclusão social.

"Njango d’Ópera” uma trama operística que acontece num cenário sagrado, no tabernáculo da ancestralidade, onde os Kotas resolvem todos os problemas da comunidade. É neste Njango onde os provérbios, as advinhas e a filosofia ancestral ganham vida ao serem tocados, cantados e representadas como um prospecto para conservação e promulgação da cultura.

Esta obra é uma fonte de meios estéticos, poéticos, filosóficos e musicais cuja vital apresentação complementa-se no eixo da representação dramática da cultura angolana, uma homenagem a todos os heróis que tombaram e vivem lutando pela pátria angolana.

É uma homenagem a alguns artistas, músicos, compositores e interpretes que através das suas canções e outras manifestações artísticas contribuíram para a estabilidade, es- perança, alento, consolo, inspiração e forças para triunfar na árdua tarefa de  reconstruir e transformar o pais.

Com a exibição do espectáculo, a Companhia Nacional de Ópera de Angola (CNÓPERA), assinala a abertura oficial das suas actividades este ano, apresentado esta obra no âmbito do Centenário do poeta António Agostinho Neto, elegendo o dia 3 de Fevereiro para uma homenagem alargada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura