Cultura

Companhia Inéditos Teatro exibe a peça “Firmino o roboteiro”

Adilson de Carvalho | Sumbe

Jornalista

A Companhia Inéditos Teatro, exibe, amanhã, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, em uma sessão, às 19 horas, no Cine Sporting, a peça “Firmino o roboteiro”.

13/04/2024  Última atualização 10H35
Actores durante uma sessão de ensaios no Sumbe © Fotografia por: DR

A peça, narra a história de Firmino, que sai de sua terra natal Ndombe Grande, para a província de Luanda em busca de melhores condições de vida. Por lá acaba por ser vítima de feitiçaria, acto praticado pelo tio com o objectivo de herdar os bens do sobrinho.

A peça visa chamar a atenção e mobilizar a sociedade, sobre as consequências do uso da feitiçaria e da inveja como forma de se ter algo na vida. Fazem parte do elenco Araújo Quipeca, Isaura Luciano e Amélia Paulino. A Companhia Inéditos Teatro foi fundada a 22 de Novembro de 2010. Ao longo destes 13 anos, tornou-se num dos principais grupos teatrais do Cuanza-Sul.

A realização de workshops, palestras, festivais internacionais, bem como a formação de actores têm sido outro contributo da companhia. A Companhia Inéditos Teatro já recebeu vários prémios no país , com destaque para o prémio de Melhor Espectáculo no Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), em 2018, Melhor Espectáculo na Mostra Provincial de Teatro do Cuanza-Sul, em 2017 e Melhor Espectáculo no Festival da Paz, também em 2017.

Obra "O sonho”

A Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande exibe hoje e amanhã, em duas sessões, às 19h45 e às 21h30, no seu auditório, em Luanda, a peça de teatro "Nzoji”, palavra em kimbundo que significa sonho.

Segundo a sinopse,  o espectáculo gravita em torno de uma família desestruturada, cujo homem pouco faz para dar vida condigna ao seu agregado. Famoso e respeitado no bairro pela sua posição social e financeira, Nzoji é um senhor de muitas posses, mas presta pouca assistência à filha e à mulher.

Nos "ambientes” já se tornou o mais famoso por ser aquele que mais gasta, nas festas organizadas nos bairros, quando a sua família sofre uma miséria total, sem condições para se sustentar. Com uma carga sentimental forte e carregada de muita emoção, a peça  aborda vários assuntos ligados à perda dos valores, à desunião nos relacionamentos, ao poder financeiro e às desigualdades sociais que prejudicam o desenvolvimento harmonioso da sociedade.

Fundado a 8 de Outubro de 1986 pelos actores Adelino Caracol e Ezequiel Issenguele.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura