Cultura

Companhia Horizonte Njinga Mbande exibe hoje “O Prato do Cão”  

A companhia de teatro Horizonte NjingaMbande exibe hoje, às 20h00, no auditório da escola NjingaMbande, em Luanda, a peça “O Prato do Cão”, que narra os momentos menos alegres vividos por um chefe de família desempregado.

13/01/2023  Última atualização 08H50
David Inoque (ao centro) faz parte dos actores da peça © Fotografia por: DR
Do género comédia, o espectáculo será igualmente exibido amanhã e domingo, em duas sessões, às 19h00 e às 21h15. Segundo a sinopse, a peça traz um retrato de questões relacionadas com as dificuldades enfrentadas e que estão sujeitas as pessoas sem emprego e com condição financeira débil.

Com um elenco integrado por David Enoque, José Galiano e Jeremias Caracol, o espectáculo dramático gira em torno de Quinito, um homem desrespeitado e desprezado pela esposa, que o atormenta todos os dias por não ter emprego, e consequentemente sem condições financeiras para sustentar a família. Quinito é alvo de escaránios pela vizinhança e  amigos por não verem nele um comportamento digno de chefe de família.

Quinito consegue emprego como segurança numa residência, e só assim passa a ser respeitado, mas o custo desse emprego lhe sujeitará a outras humilhações.

Criado a 8 de Outubro de 1986, o Horizonte NjingaMbande é vencedor dos prémios Nacional de Cultura e Artes, na categoria do Teatro, em 2007, e Angola 30 anos, em 2006. A companhia venceu duas edições do Prémio DSTV / Teatro Angola e participou nos Festivais de Teatro para o desenvolvimento do Burkina Faso; da Juventude na Costa da Caparica, em Portugal, na 1.ª semana do Teatro angolano na Namíbia e Festival Internacional de Teatro e Expressão Ibérica (Fitei), em 1992, na cidade do Porto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura