Os cantores cabo-verdianos Nelson Freitas e Soraia Ramos vão representar a lusofonia no palco do Afro Nation que acontece entre 28 e 30 de Junho em Portimão, num cartaz liderado por Burna Boy, 50 Cent e Booba.
Uma passagem pela identidade de uma das heroínas mais emblemáticas da história de Angola, através da observação de quatro quadros pintados em diferentes contextos, marcaram, na quarta-feira, no Palácio de Ferro, a inauguração da exposição “ Rainha Njinga” do artista plástico Uólofe Griot, que vai decorrer até o dia 28 de Fevereiro.
A Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDCA) apresenta hoje, no salão nobre da Universidade do Porto, e sexta-feira, no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima, o espectáculo “Isto é uma Mulher?” de Ana Clara Guerra Marques e Irène Tassembédo, no âmbito da digressão que efectua desde 31 de Outubro à Europa.
Amanhã, na Faculdade de Letras do Porto, e quinta-feira, na livraria 100ª Página em Braga, será lançado do livro "Companhia de Dança Contemporânea de Angola - 30 anos de Resistência” da autoria de Ana Clara Guerra Marques (Textos) e Rui Tavares (Fotografia), com apresentação de Joana Trindade e Ana Paula Barros, respectivamente.
A CDC Angola partiu no dia 31 de Outubro, rumo à Europa, para uma digressão que se prolongará até ao dia 20 deste mês. Como primeira actividade, no dia 4 de Novembro, teve lugar a apresentação da peça "Isto é uma mulher ?” de Ana Clara Guerra Marques e Irène Tassembédo, no Fórum Fórum Seixal onde, com a sala esgotada, foi aplaudida com entusiasmo. No dia seguinte, a escritora Ana Paula Tavares fez a apresentação do livro "Companhia de Dança Contemporânea de Angola - 30 Anos de Resistência” na livraria Almedina em Lisboa.
No passado 8, teve lugar no salão nobre da Embaixada de Angola em França a exibição de um filme retrospectivo dos 30 anos da CDC Angola, seguida uma conversa com a directora artística da companhia.
No dia 10 deste mês, a única companhia de dança profissional angolana apresentou-se no grande auditório da UNESCO, em Paris, na cerimónia oficial do centenário de Agostinho Neto.
O espectáculo é um convite à todos, para a reflexão sobre o papel da mulher ontem e hoje.
Esta companhia, à qual se deve a grande transformação do panorama da dança em Angola, foi fundada em 1991, é membro do Conselho Internacional da Dança da UNESCO e possui um historial de centenas de espectáculos apresentados em Angola e em todos os continentes, sendo hoje a principal referência da dança profissional angolana no estrangeiro.
De referir que esta digressão foi patrocinada pela Fundação BAI, pelo Banco BAI e pela TAAG.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
A comissão directiva da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) está preocupada com as infiltrações causadas pelas águas das chuvas que estão a aumentar o estado de degradação do edifício Mendes & Valladas, obrigando a uma intervenção urgente para que seja preservado.
Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.