O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
O quarto e último espectáculo da Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDCA) acontece hoje, às 18 horas, no auditório do Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil-Angola), em Luanda.
A bailarina e coreógrafa Ana Clara Guerra Marques é a principal novidade desta temporada 2023. Na estreia, quinta-feira, abriu o espectáculo suavemente com a obra "Solo (P.ARA.TY") da sua autoria (1993), ao som de um clássico lírico de Enya, cantora, compositora e produtora, irlandesa. Houve espanto do público diante da perfomance da bailarina loira que voltou a dançar 13 anos depois. Esta surpresa deixou os espectadores estáticos sem terem aplaudido, não houve palmas, ninguém sabia o que fazer, após a passagem em palco daquela que se tornou bailarina e coreógrafa pioneira da dança clássica no país.
As palmas surgiram depois da obra "Adágio" (Estudo), montada, também, por Ana Clara Guerra Marques em 1985, música de Chopin, com os bailarinos André Baptista e Cláudia Sotolongo. Daí, os aplausos já não pararam, ouviam-se fortes e prolongadas palmas atrás de palmas depois de cada coreografia, designadamente "Porque Não?", "Valsa", "Unicórnio", "Dueto", "Do Cisne", "Por Quem Merece Amor", "A Maçã", "Correndo", "Pop (Ping) with me" e "Cacti".
O espectáculo "Programa de Concerto - Uma Viagem pelo Tempo", depois de Luanda, vai ser apresentado nas cidades do sudoeste do país, e visa, entre outro objectivo, comemorar os 32 anos de existência da CDCA, fundada em Dezembro de 1991.
As obras apresentadas denunciam o percurso histórico da CDCA, revistando obras emblemáticas sendo uma homenagem aos antigos bailarinos solistas, tais como Bruno Augusto, Mónica Anapaz, Carlos Silva, Rita Oliveira, Custódio Catende, Rossana Monteiro, João Paulo Amaro, Vanda Nascimento, Waldemar T. Bastos e Ana Clara Guerra Marques, "para que as novas gerações conheçam as estrelas da dança profissional angolana”, refere a direcção da companhia.
Os ingressos estão à venda ao preço de 5 mil kwanzas. Com a duração aproximada de uma hora, "Programa de Concerto – Uma viagem pelo Tempo” agrega um conjunto de pequenas obras criadas entre 1985 e 2023.
Os bailarinos percorrem vários géneros de dança, do clássico ao moderno, do hip-hop ao contemporâneo, passando pelos tradicionais, enunciando as capacidades técnicas e a versatilidade dos bailarinos.
Perto dom fim, a bailarina Helena Neto faz a diferença com o estilo hip-hop. Antes, André Baptista, António Sande, Samuel Curti, Afonso Feliciano, David Daniel e Marcos Silva, fazem as honras em nome da CDCA. E como bailarinas convidadas, junta-se Huíla Samaria, Daniela Valdespino e Cláudia Sotolongo.
Dirigida por Ana Clara
Guerra Margues, a CDCA retoma, com os espectáculos "Programa de Concerto – Uma
viagem pelo Tempo”, a passagem do legado de geraçã̃o em geraçã̃o, em que os
mais novos da companhia recebem das mãos dos antigos bailarinos a
responsabilidade de perpetuar o nome, a história e a participaçã̃o no
engrandecimento da dança no exterior e no país.
Coreografias, autores e bailarinos em palco
"Solo (P.ARA.TY"), 1993, de Ana Clara Guerra Marques, música de Enya, Bailarina Ana Clara. Bailarinos que dançaram: Ana Clara Guerra Marques (1993 e 1995), e Rossana Monteiro (1996 e 1998).
"Adágio" (Estudo), 1985, de Ana Clara Guerra Marques, música de F. Chopin, bailarinos: André Baptista e Cláudia Sotolongo. Bailarinos que dançaram: Ana Clara Guerra Marques e Waldemar T. Bastos (1985), Vanda Nascimento e João Oliveira (1985), Catarina Bastos e Carlos Silva (1994), Rita Oliveira e Bruno Augusto (1991 e 1998).
"Porque Não?", 2023, coreografia de Raul Ramirez Feria, percussionista Samuel Curti e o bailarino David Daniel
"Valsa", 1975, coreografia de Frederick Ashton, inspirado em Isadora Duncan. Música de J. Brahams, e Huíla Samara como bailarina
"Unicórnio", 1987, coreografia de Ileana Balmori, música de Sílvio Rodríguez, com os bailarinos Marcos Silva e David Daniel. Bailarinos que dançaram: Ana Clara Guerra marques (1987, 1992, 1993 e 1995), Rossana Monteiro (1991 e 1998), Valentina Barra (1991) e Rita Oliveira (1996).
"Dueto", 2022, coreografia de Ana Clara Guerra marques e Irène Tassembédo, música de Shigueru Umebayashi, com os bailarinos Samuel Curti e Afonso Feliciano. Bailarinos que dançaram: Samuel Curti e Benjamin Curti (2022)
"Do Cisne", 2023, de Ana Clara Guerra Marques (versão livre a partir do original - 1995 -, de M. Fokine), música de C. Saint-Saens, bailarino André Baptista.
"Por Quem Merece Amor", 1987, coreografia de Ileana Balmori, música de Sílvio Rodríguez, com os bailarinos António Sande e Daniela Valdespino. Bailarinos que dançaram: Ileana Balmori e Nelson João (1987), Ana Clara Guerra Marques e Waldemar T. Bastos (1992), Ana Clara Guerra Marques e João Paulo Costa (1993), Ana Clara Guerra Marques e Bruno Augusto (1998).
"A Maçã", fragmento da peça "Mea Culpa" (1992), de Ana Clara Guerra Marques, música de Philip Glass, com os bailarinos Ana Clara Guerra Marques e João Paulo Costa.
"Correndo", 1994, coreografia de Mónica Anapaz, música de René Aubry, bailarino Afonso Feliciano. Bailarinos que dançaram: Paula Moreno (1994) e Mónica Anapaz (1995, 1996 e 1998).
"Pop (Ping) with me", 2023, coreografia de Helena Neto, música "Beat Slow Trap" e bailarina Helena Neto
"Cacti", fragmento, 2010, coreografia de Alexander Eckman, música de Franz Schubert e Andy Stein. Bailarinos Afonso Feliciano, André Baptista, António Sande, David Daniel, Marcos Silva e Samuel Curti
Ficha técnica
Direcção Artística - Ana Clara Guerra Marques. Bailarinos da CDCA: Afonso Feliciano, André Baptista, António Sande, David Daniel, Marcos Silva e Samuel Curti. Bailarinas convidadas: Cláudia Sotolongo (Companhia de Dança da ZAP), Daniela Valdespino (Comapnhia de Dança da ZAP), Helena Neto (Angola Moove Dance) e Huíla Samara.
Figurino - Ana Clara Guerra Marques, edição de Vídeo - Jorge Sousa, edição de Som - Henrique Santos, iluminação - Gaspar Nvula, Som - Gildo Vigário, Fotografia/ Grafismo - Rui Tavares, Produtor Executivo - Jorge António, Assistência de Produção - Sebastião Chitalo (Gaby) e Wholoffe Barroso, e Professores - Ana Clara Guerra Marques e Raúl Ramirez Feria.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo das Editoras de Angola (GEA) realizará, no próximo dia 23 de Outubro, na sede da União dos Escritores Angolanos, a 1.ª edição da conferência sobre editoras, livreiros, distribuidores e gráficas.
Os técnicos angolanos de andebol Filipe Cruz (1.º de Agosto) e Willian de Almeida (Inter Club) participam desde, segunda-feira, na cidade do Cairo, Egipto, num curso multiplicador de competências de formação de formadores da Federação Internacional da modalidade (IHF), numa promoção da sua filiada africana (CAHB).
Vários imigrantes brasileiros em Portugal estão com dificuldades de pagar renda de casa e vivem em barracas, devido ao alto custo de vida e os baixos salários para quem tenta a vida em “terras de Camões”.
A meia-distância angolana Vivalda Silva foi contratada para reforçar a equipa egípcia do Al Ahly, durante a 44.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior feminino de andebol, agendada para a República do Congo, de 27 de Setembro a 7 de Outubro do corrente ano.
A junta militar do Burkina Faso suspendeu, segunda-feira, a revista francesa Jeune Afrique por publicar artigos “inverídicos” que relatavam a tensão e o descontentamento dentro das forças armadas do país, noticiou a Reuters.
A neta do líder histórico sul-africano, Nelson Mandela, e da activista anti-apartheid, Winnie Madikizela-Mandela, Zoleka Mandela, morreu, aos 43 anos, na noite de segunda-feira, vítima de cancro, anunciou, hoje, a família em comunicado.