Hoje é o último dia com vista à apresentação das listas dos candidatos às eleições para a nova Comissão Directiva da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), a ser realizada no próximo dia 7 de Outubro, nas 18 províncias do país.
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Marcelino Domingos Neto "Chico Madne”, lamentou o facto de o acto estar a ser marcado pela fraca adesão de concorrentes ou candidatos.
Até hoje, recordou, os interessados podem apresentar as suas candidaturas, como ficou definido, por unanimidade, pelos 184 membros presentes na 5ª Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 14 de Julho, na cidade de Caxito, na província do Bengo.
Chico Madne informou que desde o primeiro dia da abertura e apresentação de candidaturas, a comissão eleitor apenas recebeu uma lista, a do candidato Zeca Moreno, que vai concorrer à sua sucessão.
Os candidatos à direcção da UNAC-SA, exortou, deveriam entregar a documentação no período de 5 do mês em curso até hoje, sendo que dois dias depois serem divulgadas as listas aprovadas.
O presidente da Comissão Eleitoral observou que a votação para a eleição do novo corpo directivo da associação está aberta igualmente para os associados das 18 províncias do país. O período de campanha eleitoral é de 23 do corrente mês a 5 de Outubro próximo.
Nestas eleições, a Comissão Nacional Eleitoral é composta por Marcelino Domingos Neto "Chico Madne”, na qualidade de presidente, Gersy Letícia Roque Pegado "Gersy Pegado”, secretária, e Claudeth Sousa Tchizungo Fernandes "Claudeth Tchizungo”, escrutinadora.
A União Nacional dos Artistas e Compositores é uma instituição de utilidade pública, criada há 42 anos, que congrega autores, compositores, músicos, dançarinos, actores e agentes de outras manifestações artísticas, com o objectivo de estabelecer e implementar estratégias e acções que concorram para a promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses sócio-profissionais da classe.
Neste momento, a instituição está no processo de celebração de contratos com os utilizadores e organização, na implementação efectiva do sistema da cobrança. A UNAC-SA tem, igualmente, apostado na expansão nacional dos delegados eleitos por via democrática, com apoio dos governos provinciais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
A provedora de Justiça, Florbela Araújo defendeu, a “integridade, imparcialidade e a dignidade” como valores para o fortalecimento das instituições dos Provedores de Justiça de África, durante a formação que ministrou, terça-feira (28), na 7.ª Assembleia Geral do Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA).
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.