Cultura

Comissão Nacional Eleitoral lamenta pouca adesão de candidatos

Manuel Albano

Jornalista

Hoje é o último dia com vista à apresentação das listas dos candidatos às eleições para a nova Comissão Directiva da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), a ser realizada no próximo dia 7 de Outubro, nas 18 províncias do país.

21/09/2023  Última atualização 12H35
Chico Madne, presidente da Comisão Eleitoral

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Marcelino Domingos Neto "Chico Madne”, lamentou o facto de o acto estar a ser marcado pela fraca adesão de concorrentes ou candidatos.

Até hoje, recordou, os interessados podem apresentar as suas candidaturas, como ficou definido, por unanimidade, pelos 184 membros presentes na 5ª Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 14 de Julho, na cidade de Caxito, na província do Bengo.

Chico Madne informou que desde o primeiro dia da abertura e apresentação de candidaturas, a comissão eleitor apenas recebeu uma lista, a do candidato Zeca Moreno, que vai concorrer à sua sucessão.

Os candidatos à direcção da UNAC-SA, exortou, deveriam entregar a documentação no período de 5 do mês em curso até hoje, sendo que dois dias depois serem divulgadas as listas aprovadas.

O presidente da Comissão Eleitoral observou que a votação para a eleição do novo corpo directivo da associação está aberta igualmente para os associados das 18 províncias do país. O período de campanha eleitoral é de 23 do corrente mês a 5 de Outubro próximo.

Nestas eleições, a Comissão Nacional Eleitoral é composta por Marcelino Domingos Neto "Chico Madne”, na qualidade de presidente, Gersy Letícia Roque Pegado "Gersy Pegado”, secretária, e Claudeth Sousa Tchizungo Fernandes "Claudeth Tchizungo”, escrutinadora.

A União Nacional dos Artistas e Compositores é uma instituição de utilidade pública, criada há 42 anos, que congrega autores, compositores, músicos, dançarinos, actores e agentes de outras manifestações artísticas, com o objectivo de estabelecer e implementar estratégias e acções que concorram para a promoção, desenvolvimento e defesa dos interesses sócio-profissionais da classe.

Neste momento, a instituição está no processo de celebração de contratos com os utilizadores e organização, na implementação efectiva do sistema da cobrança. A UNAC-SA  tem, igualmente, apostado na expansão nacional dos delegados eleitos por via democrática, com apoio dos governos provinciais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura