Sociedade

Comissão Multissectorial analisa novas medidas de prevenção

A Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 está a analisar as novas medidas a serem implementadas no próximo Decreto Presidencial sobre a Situação de Calamidade Pública, assim como a situação epidemiológica do país.

24/02/2021  Última atualização 09H13
Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 © Fotografia por: José Cola | Edições Novembro
Em declarações à imprensa, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse, ontem, em Luanda, que a Comissão Multissectorial pretende encontrar as medidas adequadas para serem implementadas a partir do dia 15 de Março, altura em que de-verá entrar em vigor a próxima fase da Situação de Calamidade Pública. 

Em relação à situação epidemiológica global, a ministra referiu que a Comissão tem noção do perigo das novas estirpes que ameaçam o mundo e reitera a necessidade de redobrar as medidas de prevenção para evitar a sua entrada no país.  
Relativamente ao quadro epidemiológico nacional, Sílvia Lutucuta disse que,  apesar dos óbitos registados, Angola tem uma boa taxa de recuperação. Lembrou que a Covid-19 é uma doença "dinâmica” que, rapidamente, põe em risco pessoas de idade avançada e com cormobilidades. No que diz respeito à vacinação contra a Covid-19 em Angola, Sílvia Lutucuta frisou que o Governo continua a trabalhar sobre o assunto, numa altura em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) defende equidade na distribuição das vacinas a todos os países.  

País regista 36 novas infecções   

Angola notificou, nas últimas 24 horas, 36 novas infecções, um óbito e a recuperação de 17 pacientes, de acordo com dados do boletim informativo da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) distribuído ontem à imprensa.    
O documento refere que dos 36 novos casos, 31 foram registados em Luanda, dois no Huambo, igual número em Benguela e um no Namibe. Os infectados têm idades compreendidas entre 3 e 72 anos, sendo 20 do sexo masculino e 16 do sexo feminino.   
Em relação à morte, o boletim da DNSP refere que ocorreu na província do Cuanza-Sul. Trata-se de uma cidadã de 83 anos. Relativamente aos pacientes recuperados, a nota acrescenta que 10 foram reportados em Luanda, quatro no Huambo e três no Cuanza-Sul.  

Com estes dados, o país contabiliza 20.584 casos positivos, dos quais 500 óbitos, 19.207 recuperados e 877 activos. Deste número, três estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 11 em situação grave, 32 são considerados moderados, 33 têm sintomas leves e 798 são assintomáticos.  
O documento informa, ainda, que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 79 doentes. Em quarentena institucional estão 43 cidadãos e 1.554 sob investigação epidemiológica. 

O Laboratório de Biologia Molecular processou, nas últimas 24 horas, 928 amostras, das quais 36 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março do ano passado, foram processadas 388.435 amostras, tendo 20.584 resultados positivos. Em relação à testagem rápida serológica realizada nas entradas e saídas da província de Luanda, o boletim informativo informa que foram testados 977 passageiros.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade