Economia

Comissão Europeia aprova programa Mar 2030  

A Comissão Europeia já aprovou o “Mar 2030”, que terá 539,89 milhões de euros de doptação, superior ao montante inscrito no anterior programa, anunciou, este sábado, o Ministério da Agricultura e Alimentação.

04/12/2022  Última atualização 09H55
© Fotografia por: DR
"Na sequência da adopção do Acordo de Parceria Portugal 2030, que compreende boa parte das intervenções a apoiar no domínio dos Fundos Europeus para o período 2021/2027 e a um ano do termo do período de elegibilidade do ciclo de programação 2014-2020, o sector das pescas e da aquicultura pode já contar com o estímulo do Mar 2030, que renova as oportunidades de financiamento para a sua modernização”, avançou, em comunicado, o Executivo.

Este programa tem um orçamento de 539,89 milhões de euros, acima do anterior envelope financeiro, sendo que 392,57 milhões de euros dizem respeito à participação do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

O Mar 2030 está estruturado em quatro prioridades, sendo a primeira o fomento de pescas sustentáveis e da conservação dos recursos, que abrange apoios a infra-estruturas, iniciativas e a investimentos a bordo para melhoria da eficiência energética, segurança e condições de trabalho.

Por sua vez, o fomento de actividades de aquicultura sustentáveis e da transformação e comercialização de produtos de pesca e da aquicultura prevê apoios para a inovação produtiva, descarbonização e digitalização.

A terceira prioridade diz respeito à promoção de uma economia azul sustentável nas regiões costeiras, insulares e interiores e inclui ajudas para estratégias de desenvolvimento local, criação de emprego e diversificação de actividades.

O Mar 2030 pretende ainda reforçar a governação internacional dos oceanos e promover mares e oceanos seguros, limpos, sustentáveis e mais fiscalizados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia