Membros da Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu apelaram hoje para que se acelere a vacinação contra a covid-19 em África, num debate com gestores europeus do programa Covax.
A iniciativa Covax financia as doses de vacinas para os países mais pobres, através das doações das nações mais ricas e sob os auspícios da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O deputado sueco Thomas Tobé, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu, disse que a taxa de vacinação em África é "desesperadamente baixa", o que "coloca os esforços da UE" para doar doses para o mecanismo de cooperação Covax "sob uma luz muito má".
"Temos de acelerar o processo, para que haja um acesso equitativo às vacinas e promover o seu fabrico nos países em desenvolvimento", disse Tobé, membro do Partido Popular Europeu (PPE).
A eurodeputada do Partido dos Cidadãos Europeus Soraya Rodríguez lembrou que "África tem a capacidade de produzir vacinas" e exortou os Estados-membros da UE a "facilitarem a transferência de conhecimentos" para os cientistas africanos.
O representante da esquerda no debate, o espanhol Miguel Urbán, foi mais longe e solicitou à Comissão e ao Conselho Europeu que tomassem uma posição a favor da libertação das patentes de vacinas e criticou o formato Covax, porque, na sua opinião, "não se pode vacinar toda a gente com base em donativos".
"Parece que a UE quer que continuemos a sofrer uma pandemia global, em vez de questionar os lucros de um punhado de empresas farmacêuticas", disse o eurodeputado espanhol.
Contudo, a representante da UE na reunião de accionistas da Covax, a eurodeputada grega Chrysoula Zacharopoulou, gabou-se da "liderança global" que disse que a UE tinha demonstrado na resposta à pandemia.
"Os europeus organizaram uma resposta de saúde global desde o início da pandemia, não desde o momento em que os nossos cidadãos já foram vacinados. Apesar de termos mortes todos os dias nos nossos países, temos estado à altura da tarefa de responder de forma solidária e global", afirmou.
O chefe do Serviço Europeu para a Acção Externa, Olivier Bailly, disse que a UE "está um pouco sozinha" na luta internacional contra a pandemia e recordou que os Estados Unidos aderiram tardiamente ao programa Covax.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pretende ver a Rússia responsabilizada financeiramente pelos danos que as Forças Armadas estão a infligir na Ucrânia, desde o início da invasão, salientando as cidades transformadas em ruínas pelos ataques russos.
O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou, sexta-feira (20), a ameaçar vetar a entrada da Suécia e Finlândia da OTAN caso os membros da Aliança prossigam o apoio às milícias curdas sírias, que considera “terroristas”, e a outras organizações.
O preço médio da cesta básica cai, na semana de 16 a 22 de Maio, 35,7 por cento face a Novembro de 2021, no mercado nacional, enquanto, no mercado internacional, é esperado um comportamento inverso para a média dos preços, que registam um elevado aumento de 29,4 por cento, nesse mesmo período.
O processo de liquidação da dívida que a Edições Novembro tem com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), na ordem dos três mil e trezentos milhões de kwanzas, já está em curso, garantiu, sexta-feira (20), em Luanda, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).
A primeira central fotovoltaica do Namibe, cujo projecto foi lançado, sexta-feira(20), na localidade do Caraculo, a 60 quilómetros de Moçâmedes, capital da província, começa a gerar energia eléctrica a partir de Dezembro.
A equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto conquistou, ontem, o 43º Campeonato Nacional da categoria, disputado no Arena Acácias Rubras, em Benguela, após derrotar a similar do Interclube, por 23-21, na segunda de três partidas para o “play-off” da final.
Angola administrou, nas últimas 24 horas, 26.853 de vacinas, nos diferentes Postos de Vacinação de Alto Rendimento, de acordo com os dados do boletim informativo da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) distribuída. ontem, à imprensa.