Economia

Comércio rural reforçado com mais 13 viaturas

Casimiro José| Sumbe

O governador da província do Cuanza-Sul, Job Castelo Capapinha, procedeu, recentemente, na cidade da Quibala, à entrega de 13 viaturas de marca Kamaz, a igual número de operadores de transporte da província, no quadro do Programa de Fomento do Comércio Rural.

30/05/2023  Última atualização 09H26
Governador Job Capapinha testemunhou o momento de grande euforia dos contemplados © Fotografia por: Casimiro José | Edições Novembro

Com a entrega de 13 viaturas, a província passa a contar com 33 viaturas, entregues aos operadores de transportes afectos ao comércio rural, na base de um contrato assinado entre o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) e os operadores locais.

O governador provincial exortou os beneficiários, e os da primeira fase, no sentido de colocarem os meios de acordo os fins preconizados pelo programa, com vista a responderem à procura de transporte dos produtos do campo para os centros de consumo.

"Está definido que os meios servem para transportar os produtos dos centros de produção para os mercados, e não para o transporte de pessoas”, alertou.

Na ocasião, o representante dos operadores dos transportes do comércio rural, Gildo Ferreira, manifestou-se satisfeito com a recepção dos meios, pelo facto de aliviar a carência  que se fazia sentir na província, resultando na deterioração dos produtos nos campos de cultivo. "Estamos a concretizar um sonho, dando resposta ao clamor de muitos produtores que encontravam imensas dificuldades de escoarem seus produtos, dos campos de cultivo para os mercados de consumo”, frisou.

Contudo, Gildo Ferreira, pediu ao Governo da província, no sentido de providenciar, junto das autoridades competentes, para que se considere a necessidade de serem importadas peças de reposição, com destaque aos pneus, tendo em conta as características das viaturas. "Estamos perante um ganho, mas não devemos esquecer da necessidade de os organismos afins, a seu tempo, pensarem na importação de peças de reposição e pneus, para que os meios rolantes operem com regularidade”, disse.

Joana Francisco, uma das operadoras de transporte do comércio rural, disse que com a recepção da viatura, o seu sonho foi realizado, a par dos agricultores da região do Ebo, onde vive. "A minha alegria é também dos agricultores do município do Ebo, que no passado assistiam os seus produtos a se estragarem nos campos por falta de meios de transporte", concluiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia