Economia

Comércio com a RDC favorável a Angola

Números da Direcção-Geral das Alfândegas e Impostos (DGDA, sigla em francês) da RDC indicam que, no primeiro semestre do ano em curso, não há registo alfandegário de importações angolanas bens daquele país, embora tenham ficado averbadas exportações cifradas em 942,7 mil dólares, confirmando a tendência do comércio bilateral favorável ao nosso país já observada no ano passado.

20/12/2020  Última atualização 11H09
Fronteira do Luvo RDC © Fotografia por: DR
Os dados, disponíveis desde Setembro no portal electrónico da DGDA indicam que, no cômputo de 2019, as exportações angolanas para a República Democrática do Congo (RDC) situaram-se em 3,6 milhões de dólares, com as importações a ficarem em 1,7 milhões.
O valor das remessas de Angola para a RDC no primeiro semestre deste ano constitui 1,9 por cento do total das exportações dos países vizinhos da RDC, além de Angola, a Zâmbia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Congo Brazzaville e Burundi, em fluxos naquele período avaliados em 48,8 milhões de dólares.

Em sentido inverso, as importações de mercadorias da RDC nesse grupo de países situaram-se em apenas 56 mil dólares, em observações que evidenciam o alto grau de informalidade das trocas da RDC com os seus parceiros regionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia