Regiões

Começaram obras para conter ravina

As obras paliativas para conter a progressão de uma ravina na Centralidade do Mussungue, na província da Lunda-Norte, tiveram início, ontem, numa acção do governo local, em parceria com algumas empresas mineiras e de construção civil que operam na circunscrição.

01/01/2023  Última atualização 07H59
Ravina na Centralidade do Mussungue © Fotografia por: Edições Novembro

Segundo constatou a Angop, as obras consubstanciam-se no desvio das águas pluviais, colocação de pedras e compactação do terreno, para evitar a progressão da mesma e, em consequência, afectar dois edifícios que estão a 15 metros da ravina.

A ANGOP apurou, igualmente, que a empreitada vai durar menos de cinco dias.

As obras de estancamento definitivo da ravina terão início a 15 de Janeiro, segundo anunciou, recentemente, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Santos, depois de visitar o local.

A empreitada estará a cargo da empresa AFA Vias e faz parte de uma intervenção a ser efectuada, em 2023, a sete ravinas emergenciais na Lunda-Norte.

A Centralidade do Mussungue, a Sudoeste da cidade do Dundo, tem 419 edifícios, 5.004 apartamentos do tipo T4 e T5, bem como 153 espaços comerciais.

Concebido para albergar cerca de 30 mil pessoas, o projecto, cuja primeira fase se encontra subdividida em sete zonas, sendo seis habitacionais e uma de equipamentos sociais, possui um hospital com 95 camas, creche com 24 salas e uma escola para 1.300 alunos.

Os apartamentos já concluídos, que albergam mais de 15 mil pessoas, representam a primeira fase do projecto, que prevê 20 mil fogos, a serem construídos de forma faseada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões