As festividades da cidade da Caála, província do Huambo, voltam a ser realizadas no formato normal, dois anos depois das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Cinco pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas, nesta sexta-feira, na sequência de um acidente de viação no morro do Chingo, município do Sumbe, Estrada Nacional-100, cujo acidente de colisão frontal e lateral envolveu seis viaturas de marcas diversas.
O comboio expresso do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), que partiu segunda-feira do Lobito (Benguela), numa viagem inaugural, para o município fronteiriço do Luau (Moxico), regressou esta quinta-feira à procedência, apurou o Jornal de Angola.
Depois de ter começado a circular entre Lobito e Luena, em meados do ano passado, com passagem por Huambo e Cuito, o CFB estendeu o percurso do comboio expresso para o município do Luau, na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), concretizando, assim, uma das metas traçadas para este ano.
A locomotiva, que partiu da Estação do Lobito às sete horas de segunda-feira, com 140 passageiros a bordo, passando pelas cidades do Huambo, Cuito e Luena, chegou ao Luau na terça-feira.
A viagem, num percurso de 1.344 quilómetros de extensão, segundo o porta-voz do Caminho-de-Ferro de Benguela, António Hungulo, leva aproximadamente 30 horas.
António Hungulo, confirmou ao Jornal de Angola que, para este comboio especial, os bilhetes do Lobito ao Luau custam 21 mil 850 kwanzas, a 1ª classe, 18 mil 850 do Huambo ao Luau, 17 mil 350 do Cuito ao Luau e 10 mil do Luena ao Luau.
Para os camarotes, do Lobito ao Luau os custos dos bilhetes estão fixados em 24 mil 850 kwanzas, do Huambo ao Luau 21 mil 850 e do Cuíto ao Luau 20 mil e 350.
Com condições de padrão internacional entre carruagens com camarotes, toillets e restaurantes climatizados, música ambiente e televisão, o comboio expresso parte às segundas-feiras do Lobito, com chegada prevista ao Luena, à madrugada de todas as terças-feiras.
Entre as metas traçadas para este ano pelo Conselho de Administração do CFB estão o lançamento de um comboio expresso, do tipo DMU (Unidades Múltiplas Diesel), na rota Lobito-Benguela e a retomada de comboios de passageiros com compartimentos para pequenos volumes de mercadorias, "outrora designados 'Kamakoves".
A aposta em comboios expressos, de acordo com o PCA do Caminho-de-Ferro de Benguela, António Cabral, visa reduzir o tempo de viagem e garantir maior comodidade aos passageiros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.
A representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituição vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.