Regiões

Comboio do CFB volta a ligar Lobito ao Huambo

A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.

29/01/2023  Última atualização 07H25
Circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela © Fotografia por: Edições Novembro
Em declarações à Angop, o administrador para a Área Técnica do CFB, Ottoniel Manuel, disse que os trabalhos para a retomada da circulação dos comboios de passageiros e de mercadorias foram executados pelos técnicos da empresa, com o carrilamento dos veículos.

Feito o carrilamento, acrescentou, seguiu-se a reposição dos parâmetros geométricos da via, voltados à substituição e assentamento de travessas, ripagem, perfilamento e recarga de balastro.

Ottoniel Manuel referiu que, apesar de se ter dado a via livre com restrições, por volta das 17h05 de ontem, as equipas técnicas permanecerão no local até à retirada dos três vagões cisternas tombados e o respectivo encaminhamento para as oficinas, bem como a consolidação da via férrea.

O descarrilamento dos seis vagões cisternas e grua de um comboio de mercadoria (material cisterna da Sonagás) ocorreu no ponto quilométrico 284+00, no troço Ucuma/Longonjo, na província do Huambo.

Trata-se do primeiro acidente do género ocorrido, este ano, na província do Huambo, sendo que o último ocorreu em Abril de 2022, na localidade do Lépi, município do Longonjo.

Em Outubro do ano passado, a circulação de comboios do CFB também esteve interrompida durante alguns dias, devido ao descarrilamento de um comboio, na vizinha província do Bié.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões