Mundo

Combates étnicos entre Sudão e Sudão do Sul fazem 32 mortos

JA Online

Cerca de 32 pessoas morreram no fim-de-semana, em consequência de um ataques de facções rivais do grupo étnico Dinka em uma área reivindicada tanto pelo Sudão quanto pelo Sudão do Sul, informou, esta segunda-feira, uma autoridade local.

20/11/2023  Última atualização 11H12
Combates étnicos entre Sudão e Sudão do Sul fazem 32 mortos © Fotografia por: DR

De acordo com as declarações do ministro da Informação da Área Administrativa de Abyei à Reuters, Bulis Koch, na manhã de domingo, jovens armados Twic Dinka, apoiados por uma milícia local, atacaram várias aldeias Ngok Dinka a nordeste da cidade de Agok.

Homens com uniformes do exército do Sudão do Sul, apoiados por combatentes Twic Dinka, também atacaram assentamentos de Ngok Dinka, acrescentou o responsável.

Abyei tem sido reivindicada pelo Sudão e pelo Sudão do Sul desde que este último declarou a independência em 2011. Abyei tinha um estatuto administrativo especial, governado por uma administração composta por funcionários nomeados por Juba e Cartum.

A violência mortal é comum na região de Abyei, rica em petróleo, onde Twic Dinka, do estado vizinho de Warrap, no Sudão do Sul, está envolvido numa disputa com Ngok Dinka, de Abyei, sobre a localização de uma fronteira administrativa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo