As infra-estruturas de impacto sócio-económico erguidas no município dos Gambos, no âmbito da materialização do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), deram um novo impulso e aproximaram a prestação de diversos serviços públicos aos residentes nos vários pontos da circunscrição, soube o JA Online, quinta-feira.
A Fundação Brilhante e a Sociedade Mineira de Catoca lançaram, quarta-feira, no Moxico, o crédito "mulher rural", para apoiar esta franja com financiamento e capacitação, para impulsionarem a sua actividade comercial e agrícola.
O combate ao contrabando de combustível, nas fronteiras do Zaire, estão entre as prioridades da Polícia Nacional em Mbanza Kongo, que apresentou, quinta-feira, 22.500 litros de gasóleo apreendidos e que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC), onde seria comercializado ilegalmente.
O chefe de Departamento do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando da Polícia no Zaire explicou que a apreensão ocorreu no troço entre Dobo e o Posto Fronteiriço de Nvunda, num camião, acondicionados em 90 bidões de gasóleo de 250 litros cada.
"Devido às denúncias, realizamos diligências e encontramos provas do crime de contrabando de combustível, que permitiu a detenção de cinco indivíduos e a apreensão dos meios e produtos”, disse.
O superintendente Jorge Magalhães disse que diligências continuam a ser feitas para determinar quem eram os proprietários do combustível, de forma a serem devidamente punidos, pelo facto de o contrabando de combustível ser crime.
"Conseguimos travar mais uma iniciativa de contrabando de combustível a nível das fronteiras do Zaire. Os infractores procuravam transportar, de forma ilegal, elevadas quantidades de combustível de Angola para o Congo Democrático”, acusou.
Quanto às motivações da prática de contrabando, o superintendente acredita que os indivíduos envolvidos procuram, a todo o custo, o lucro fácil, através da fuga ao fisco. "São indivíduos oriundos de várias regiões do país que procuram obter lucro fácil”, disse.
Para o oficial da Polícia, é errada a ideia de pensar que os contrabandistas usam mais a via Mbanza Kongo/Luvo/Nóqui. "Esta via não é a única. Existem muitas outras. Mas vamos manter o combate ao contrabando sempre activo”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 219 técnicos admitidos no concurso público, promovido pelo Ministério da Saúde, receberam, quarta feira, as guias de colocação para exercer a actividade nas diversas unidades sanitárias da província do Namibe.
O Procurador-Geral adjunto da República, Hernâni Beira Grande, mostrou-se preocupado, esta quinta-feira, com o elevado número de processos pendentes no Tribunal Supremo, referentes aos condenados da unidade penitenciária de Menongue, no Cuando Cubango.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).