Regiões

Combate ao contrabando é prioridade da Polícia

Fernando Neto | Nzeto

Jornalista

O combate ao contrabando de combustível, nas fronteiras do Zaire, estão entre as prioridades da Polícia Nacional em Mbanza Kongo, que apresentou, quinta-feira, 22.500 litros de gasóleo apreendidos e que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC), onde seria comercializado ilegalmente.

03/03/2023  Última atualização 09H55
Infractores continuam a usar metódos diferentes para tentar passar os postos fronteiriços para alimentar o contrabando © Fotografia por: GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MBANZA KONGO

O chefe de Departamento do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando da Polícia no Zaire explicou que a apreensão ocorreu no troço entre Dobo e o Posto Fronteiriço de Nvunda, num camião, acondicionados em 90 bidões de gasóleo de 250 litros cada.

"Devido às denúncias, realizamos diligências e encontramos provas do crime de contrabando de combustível, que permitiu a detenção de cinco indivíduos e a apreensão dos meios e produtos”, disse.

O superintendente Jorge Magalhães disse que diligências continuam a ser feitas para determinar quem eram os proprietários do combustível, de forma a serem devidamente punidos, pelo facto de o contrabando de combustível ser crime.

"Conseguimos travar mais uma iniciativa de contrabando de combustível a nível das fronteiras do Zaire. Os infractores procuravam transportar, de forma ilegal, elevadas quantidades de combustível de Angola para o Congo Democrático”, acusou.

Quanto às motivações da prática de contrabando, o superintendente acredita que os indivíduos envolvidos procuram, a todo o custo, o lucro fácil, através da fuga ao fisco. "São indivíduos oriundos de várias regiões do país que procuram obter lucro fácil”, disse.

Para o oficial da Polícia, é errada a ideia de pensar que os contrabandistas usam mais a via Mbanza Kongo/Luvo/Nóqui.  "Esta via não é a única. Existem muitas outras. Mas vamos manter o combate ao contrabando sempre activo”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões