Política

Comandante da Região Aérea Sul apresentado na cidade do Huambo

O chefe da Direcção de Educação Patriótica da Força Aérea Nacional (FAN), tenente-general Justino da Glória, afirmou, na cidade do Huambo, que a Região Aérea Sul continua a ser o sustentáculo do órgão castrense.

19/03/2023  Última atualização 07H23
Tenente-general Chipalavela foi nomeado pelo Chefe de Estado © Fotografia por: Angop

Justino da Glória fez esta afirmação em declarações à imprensa, à margem do acto de apresentação ao governador em exercício do Huambo, Elmano Inácio Francisco, e a outros membros do Governo da província, do novo comandante da Região Aérea Sul, tenente-general Samuel Victor Chipalavela, orientado pelo comandante da FAN, general Virgílio da Cunha Pinto.

A Região Aérea Sul, com sede na Huíla, abarca, igualmente, as províncias de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Cunene, Huambo e Namibe, enquanto a do Norte, cujo comando está situado em Luanda, compreende as restantes províncias do país.

De acordo com o oficial general, que falava na quinta, a FAN tem, desde o passado, esta região como seu sustentáculo para a realização das suas missões em todo território nacional, a julgar pelo seu potencial a nível da aviação e anti-aérea.

Entre as mesmas potencialidades, destacou o antigo regimento de helicóptero do Huambo, que segundo o mesmo, foi um ponto estratégico para a concretização dos desafios de defesa do espaço aéreo nacional.

Sobre o novo comandante da região, disse que a direcção central do órgão castrense espera do mesmo, o cumprimento das orientações superiores, o melhoramento da imagem das infra-estruturas locais, sobretudo das unidades que estão desprovidas de condições aceitáveis e que aposte, também, na formação dos efectivos.

Na oportunidade, considerou elevado o nível moral e combativo da tropa em todas as unidades da FAN e que garante a sua prontidão no cumprimento das orientações superiormente emanadas.

Por sua vez o novo comandante, prometeu o cumprimento escrupuloso das tarefas enquadradas no ano de instrução preparatória e combativa da instituição militar.

Por sua vez, o governador em exercício do Huambo, Elmano Francisco Inácio, reiterou o compromisso do Governo da província em continuar a prestar o apoio total e incondicional às estruturas da Força Aérea da região Sul do país.

O tenente-general, Samuel Victor Chipalavela foi nomeado em Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), em substituição do tenente-general João Baptista Costa.

Natural da província do Huambo, o oficial general, de 59 anos de idade, ingressou na FAN em 1981.

Piloto aviador e instrutor de Su-30K, já desempenhou, entre várias funções, de comandante do Regimento Aéreo de Caça e chefe da Repartição da Aviação da Região Aérea Sul e antes da sua nomeação desempenhava as funções de conselheiro do comandante da mesma região.

A FAN, o terceiro ramo das FAA, fundada em 21 de Janeiro 1976, tem por missão primordial garantir a Defesa e Vigilância do Espaço Aéreo Nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política