O secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, encabeçou, esta terça-feira, em Ndalatando, no Cuanza-Norte, uma marcha de repúdio a vandalização dos bens públicos, no âmbito visita de trabalho que realiza naquela região.
A embaixadora, representante permanente da República de Angola em Itália, Fátima Jardim foi recebida em audiência, na segunda feira, 20 de Março, pelo director-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu, a quem felicitou pelos resultados alcançados no processo de descentralização realizado pelo mesmo organismo.
O chefe da Direcção de Educação Patriótica da Força Aérea Nacional (FAN), tenente-general Justino da Glória, afirmou, na cidade do Huambo, que a Região Aérea Sul continua a ser o sustentáculo do órgão castrense.
Justino da Glória fez esta afirmação em declarações à imprensa, à margem do acto de apresentação ao governador em exercício do Huambo, Elmano Inácio Francisco, e a outros membros do Governo da província, do novo comandante da Região Aérea Sul, tenente-general Samuel Victor Chipalavela, orientado pelo comandante da FAN, general Virgílio da Cunha Pinto.
A Região Aérea Sul, com sede na Huíla, abarca, igualmente, as províncias de Benguela, Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Cunene, Huambo e Namibe, enquanto a do Norte, cujo comando está situado em Luanda, compreende as restantes províncias do país.
De acordo com o oficial general, que falava na quinta, a FAN tem, desde o passado, esta região como seu sustentáculo para a realização das suas missões em todo território nacional, a julgar pelo seu potencial a nível da aviação e anti-aérea.
Entre as mesmas potencialidades, destacou o antigo regimento de helicóptero do Huambo, que segundo o mesmo, foi um ponto estratégico para a concretização dos desafios de defesa do espaço aéreo nacional.
Sobre o novo comandante da região, disse que a direcção central do órgão castrense espera do mesmo, o cumprimento das orientações superiores, o melhoramento da imagem das infra-estruturas locais, sobretudo das unidades que estão desprovidas de condições aceitáveis e que aposte, também, na formação dos efectivos.
Na oportunidade, considerou elevado o nível moral e combativo da tropa em todas as unidades da FAN e que garante a sua prontidão no cumprimento das orientações superiormente emanadas.
Por sua vez o novo comandante, prometeu o cumprimento escrupuloso das tarefas enquadradas no ano de instrução preparatória e combativa da instituição militar.
Por sua vez, o governador em exercício do Huambo, Elmano Francisco Inácio, reiterou o compromisso do Governo da província em continuar a prestar o apoio total e incondicional às estruturas da Força Aérea da região Sul do país.
O tenente-general, Samuel Victor Chipalavela foi nomeado em Janeiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), em substituição do tenente-general João Baptista Costa.
Natural da província do Huambo, o oficial general, de 59 anos de idade, ingressou na FAN em 1981.
Piloto aviador e instrutor de Su-30K, já desempenhou, entre várias funções, de comandante do Regimento Aéreo de Caça e chefe da Repartição da Aviação da Região Aérea Sul e antes da sua nomeação desempenhava as funções de conselheiro do comandante da mesma região.
A FAN, o terceiro ramo das FAA, fundada em 21 de Janeiro 1976, tem por missão primordial garantir a Defesa e Vigilância do Espaço Aéreo Nacional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA governadora da província do Bengo, Maria Antónia Nelumba, apelou, segunda-feira, em Caxito, aos gestores públicos a pautarem pelo manuseamento transparente dos recursos financeiros para facilitar o processo de investimento estrangeiro.
A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, apresentou, segunda-feira, o Plano de Acção Nacional de Combate ao Tráfico de Seres Humanos de Angola, durante o Fórum Mundial que decorre na Argentina.
A proposta para a elevação do Cafunfo, actualmente localizado na circunscrição do Cuango, província da Lunda-Norte, à categoria de município, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa (DPA), vai reforçar as iniciativas de investimento com impacto sócio-económico para as populações locais.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.