Economia

Colheitas apodrecem por falta de escoamento

Cinco mil toneladas de milho deterioraram-se, no ano passado, na Fazenda Marimba, no município de Kiaba Nzonji, em Malanje, devido ao mau estado das vias que dificulta o acesso àquela localidade.

10/04/2019  Última atualização 10H04
DR © Fotografia por: Em risco de deterioração, este ano, estão três mil toneladas

A informação foi prestada pelo proprietário da fazenda, Monteiro Kapunga, que, se-gundo a agência angolana de notícias, se amostrou agastado com a situação.
Em risco, de acordo com o empresário, estão ainda três mil toneladas do cereal, que podem ter a mesma sorte este ano, se as autoridades da província não reabilitarem, com urgência, a via que liga Kiaba Nzonji à Marimba.
Para o Monteiro Kapunga, a reabilitação da via deve constituir prioridade, pelo facto da região conter projectos de desenvolvimento que podem dar um contributo no processo de diversificação da economia.
Criada há quatro anos, numa área de 20 mil hectares, a fazenda está apostada também no cultivo do feijão, cujas previsões de colheita para este ano apontam para mil toneladas.
Desde a sua criação, foram investidos na fazenda cerca de 10 milhões de euros, dinheiro empregue na desmatação da área, construção de silos, importação de equipamentos, construção de residências para trabalhadores, posto médico e uma escola.
A Fazenda Marimba conta com 50 trabalhadores nacionais e cinco expatriados, sem contar com os trabalhadores eventuais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia