Economia

Colheita esperada é de quase 47 mil toneladas

A produção esperada no Zaire, ao longo do ano agrícola 2019-2020, que decorre entre Outubro e Março, é de 46.916 toneladas, envolvendo 37 mil famílias camponesas e 36 mil hectares, de acordo com dados do director do Gabinete Provincial da Agricultura.

28/11/2019  Última atualização 19H10
Paulo Mulaza | Edições Novembro © Fotografia por: Camponeses combinam trabalho manual com a mecanização

Gouveia Silva afirmou, no acto provincial da abertura do ano agrícola, no município de Tomboco, que o processo de produção conta com a liderança de 186 associações (com 3.511 associados) e 89 cooperativas de camponeses (2.488 integrantes).

No município do Tomboco, os camponeses beneficiaram de considerável apoio institucional na preparação da terra, com o auxílio na limpeza de 50 hectares com recurso a tractores, deixando para trás a predominância do trabalho manual na lavoura.
A vice-governadora do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Fernanda Guerra, que participou no acto, lembrou que as políticas definidas pelo Governo e a aplicação do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022 visam, essencialmente, promover o aumento da produção agrícola no país, para o relançamento do sector e consequentemente a substituição das importações.
Fernanda Guerra caracterizou o sector agrícola como o mais importante na provisão de bem-estar das famílias angolanas, defendendo que, apesar das dificuldades de ordem financeira, o Governo está a trabalhar para promover acções que dinamizam a produção, para combater a fome e a pobreza.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia