Economia

Colheita de cereais duplica para oitenta mil toneladas

José Chaves | Camacupa

Jornalista

A colheita de cereais prevista para Camacupa duplica para 80 mil toneladas na Campanha Agrícola 2023/2024, sobretudo, pelo efeito da regularidade de chuvas que se abatem sobre a região durante o período, anunciou o director municipal da Agricultura, ontem, ao Jornal de Angola.

05/04/2024  Última atualização 12H27
Colheita de cereais, em Camacupa © Fotografia por: DR
Esperançoso Satchicambi disse  estar prevista uma colheita de 60 mil toneladas de milho, oito mil de trigo e cerca de 4.500 toneladas de soja, acrescentando  que o resultado da duplicação da produção é esperado, apesar de, na primeira época, as chuvas terem sido intensas ao ponto de causarem a destruição de algumas plantações.

Na primeira época da campanha, disse o director municipal, os produtores operaram numa área de 112.395 hectares, sendo as áreas mais produtivas as comunas do Cuanza, Muinha e Ringoma, onde os trabalhos de lavoura são desenvolvidos por 24 cooperativas agro-pecuárias e 220 associações de camponeses, além de agricultores individuais.

Com o acompanhamento técnico dos técnicos da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) de Camacupa, os produtos estão a se desenvolver de forma positiva, donde parte a certeza de uma boa colheita.

Alguns agricultores ouvidos pela nossa reportagem afirmaram que a colheita de milho, mas também a de feijão, mandioca e ginguba, podem ultrapassar os resultados obtidos na época agrícola passada, marcada por uma ligeira escassez de quedas de chuva.

Sabino Currie, proprietário da Fazenda Curie, instalada numa área de cinco mil hectares na comuna da Muinha, prevê colher 70  toneladas de milho na presente campanha agrícola.

De realçar que o Executivo está a apostar na produção de grãos por meio do Plano Nacional de Fomento da Produção da Grãos (Planagrão), com vista a reduzir a importação de cereais, com realce para o milho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia