Mundo

Coletivo de jornalistas usa IA na luta contra fake news

O centro de investigação alemão sem fins lucrativos Correctiv transforma a teoria de três universidades em prática, através da plataforma ‘faktenforum’, que luta contra as ‘fake news’ usando Inteligência Artificial (IA).

26/05/2024  Última atualização 08H46
© Fotografia por: DR

"Estamos a tentar criar uma plataforma comunitária para transferir a ideia do jornalismo cidadão para a verificação de factos”, revelou, à Lusa, a coordenadora do projecto, Caroline Lindekamp, do Correctiv.

"Começámos no início deste ano, mesmo a tempo do ‘super ano eleitoral’. Estamos a oferecer workshops quinzenais ou encontros sobre desinformação ou verificação de factos. Lançamos também uma newsletter cada duas semanas”, descreveu, sublinhando o "crescente interesse” da sociedade civil nestes temas.

Além das eleições europeias, marcadas para 9 de Junho, três regiões da Alemanha vão também a votos no Outono. "As pessoas percebem o enorme risco que a desinformação representa para a democracia”, revelou Lindekamp.

O Correctiv divulgou, no ano passado, uma investigação que dava conta de uma reunião secreta em que vários membros da extrema-direita, na Alemanha, discutiam um plano de deportações em massa de imigrantes e até de alemães com raízes ou antecedentes migratórios.

A informação fez manchete em todos os jornais alemães, levando milhares de pessoas às ruas de todo o país contra a extrema-direita e do partido Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão).

"Queremos dar às pessoas instrumentos para que continuem a ser interventivas, para que possam ser uma parte activa na democracia através do jornalismo (...) Não diria que vamos conseguir resolver o problema da desinformação, mas acredito que vamos contribuir para isso”, garantiu Caroline Lindekamp.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo