Cultura

Colectânea “Olá, Titilá” apresentada na Argentina

Analtino Santos

Jornalista

O livro “Olá, Titilá”, uma colectânea de textos em homenagem ao jornalista António Campos, foi apresentado, no fim-de-semana, na Argentina, evento que contou com a presença de angolanos e estrangeiros.

06/08/2024  Última atualização 10H36
Jornalista António Campos durante a sessão de autógrafos © Fotografia por: DR

Após o último momento vivido em Buenos Aires, no último sábado, António Campos "Titilá do Rangel” escreveu que "aos envolvidos e a todos que acompanharam, o meu muito obrigado. Declaro encerrado os festejos dos meus 55 anos”.

No Brasil, a apresentação foi há uma semana, no Centro Cultural do Consulado de Angola no Rio de Janeiro e contou com a presença da vice-cônsul, Eduarda Lemos, em representação do cônsul geral, e de membros da comunidade angolana residente naquele estado brasileiro.

O co-autor do livro revelou que no Rio de Janeiro foi muito bem acolhido, porque a comunidade angolana local é maioritariamente composta por cidadãos provenientes do Rangel, localidade onde nasceu em Luanda.

O último acto foi em Buenos Aires, onde cumpre missão diplomática, e ganhou novos amigos. Em representação do Embaixador de Angola na Argentina, esteve o Encarregado de Negócios, Tiago Jacinto Domingos.

Nos dois momentos, no fim foi oferecido um exemplar da obra a cada presente com o respectivo autógrafo. "As ocasiões serviram, também, para transmitir a mensagem do valor da amizade e o incentivo à leitura. Também incentivar e erguer a bandeira da literatura angolana na América Latina”, partilhou António Campos.

Em Buenos Aires, o evento foi marcado com momentos musicais e dança, com a kizomba, semba e kuduro em evidência. Argentinos e cidadãos de outras nacionalidades mostraram a "intimidade” com a cultura angolana, partilhou Titilá, em mensagem via WhatsApp.

Um dos momentos de destaque da actividade foi a aula de Kizomba, orientada pelo angolano Dionísio Nicolau residente em Buenos Aires, que transmitiu técnicas da dança aos presentes, na sua maioria cidadãos argentinos.

Antes, o livro foi lançado em Angola, em Luanda, nos 22 e 23 de Julho último, no Memorial Dr. António Agostinho Neto e no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, respectivamente. Depois em Benguela, no Museu de Arqueologia, também, acolheu a apresentação formal e momentos mais informais aconteceram no Rangel e outros bairros da capital do país.

O livro "Olá, Titilá” tem 400 páginas com textos de 100 co-autores de Angola, Brasil, Portugal  e Argentina. O prefácio é da autoria do jornalista Silva Candembo e encontramos textos de figuras do meio das artes, jornalismo, política e sociedade civil que ajudam a trazer uma perspectiva transversal de António Campos "Titilá”.

António Campos "Titilá” nasceu a 31 de Julho de 1969 no Rangel. É profissional de Comunicação Social. Cedo entrou no jornalismo como repórter de programas infantis, na Rádio Nacional de Angola. Licenciado em Jornalismo pela Universidade da Bielorrússia e mestre em Comunicação e Assessoria de Imagem pela Universidade Camilo Ceita, em Madrid.  Prestou serviços de comunicação no Ministério da Educação, Ministério do Ensino Superior, no Grecima e, actualmente, exerce o cargo de conselheiro da Embaixada de Angola na Argentina.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura