A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
O primeiro volume de uma colectânea sobre antropologia cultural com o título “Os Bantu na visão de Mafrano - Quase Memórias”, do escritor e etnólogo angolano Maurício Francisco Caetano, “Mafrano”, será apresentado, a título póstumo, sexta-feira, às 17h00, na cidade da Praia, em Cabo-Verde.
A apresentação da obra na cidade da Praia será feita por um dos filhos do autor, o jornalista e também escritor José Soares Caetano, "Tazuary Nkeita”.
O autor desta obra, Maurício Francisco Caetano, foi director Nacional de Impostos do Ministério das Finanças em Angola de 1975 a 1982, e membro fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA). Destacou-se ainda como professor de Português e de Filosofia, em prestigiados estabelecimentos de ensino de Angola, nomeadamente no Liceu Ngola Kiluanji, no Instituto PIO XII, no ICRA (Instituto de Ciências Religiosas de Angola) e no Instituto Comercial de Luanda.
A sua obra versa sobre questões antropológicas e etnolinguísticas dos chamados povos bantu, num estudo comparativo com outros povos do mundo.
Em Angola, este livro foi apresentado, em primeira mão, em finais de Abril deste ano, no Seminário Maior Padre Sikufinde, do Lubango, província da Huíla, por Dom Zacarias Kamuenho, arcebispo-emérito do Lubango e prémio Sakharov 1992. Posteriormente, a 14 de Maio, realizou-se na Universidade Católica de Angola, em Luanda, uma homenagem alusiva aos 40 anos do passamento físico do autor, ocorrido em Julho de 1982. A cerimónia teve a presença de importantes figuras públicas da sociedade angolana, tais como ex-ministros das Finanças, da Saúde, da Comunicação Social e do Interior, assim como altas autoridades eclesiásticas, escritores, académicos, ex-alunos, amantes da literatura e velhos contemporâneos.
Mauricio Francisco Caetano destacou-se com vários artigos que publicou na imprensa angolana, ainda nos anos 50, deixando um vasto espólio literário que está agora a ser compilado numa colectânea a sair em três volumes e que inclui "Crónicas ligeiras”, "Notas a lápis”, "Episódios Vividos”, "Tertúlias”, contos tradicionais e outros textos.
O livro "Os Bantu na visão de Mafrano” reproduz pesquisas realizadas pelo autor sobre a vida ancestral dos povos Bantu, de há mais de cinco mil anos, trazendo-nos reflexões sobre a pré-história da civilização africana. O livro tem 212 páginas e é prefaciado pelo arcebispo-emérito do Lubango, Dom Zacarias Kamuenho que considerou o autor como "o antropólogo maior” de Angola.
Na opinião do arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, "este livro vai ajudar a compreensão de práticas dos povos desta região”.
Por sua vez, o Núncio Apostólico da Santa Sé em Angola, Dom Giovanni Gaspari, escreveu a propósito que "o livro será muito útil para o conhecimento da cultura angolana”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
Uma delegação angolana participa de 18 a 19 deste mês, em Kinshasa, República Democrática do Congo (RDC) na 42.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O presidente da Aliança Patriótica Nacional, Quintino Moreira, preside, hoje, em Ndalatando, província do Cuanza-Norte, um acto político de massas visando à mobilização dos eleitores para votarem em massa no seu partido.
Uma doação de sangue realizada, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, pelos militantes do Partido Nacionalista para Justiça em Angola (P-NJANGO), reforçou, com 30 bolsas de 500 mililitros cada, o stock da hemoterapia do Hospital Municipal local.
A FNLA continua a fazer o trabalho de "caça ao voto” nos municípios e distritos de Luanda e demais províncias, com a melhoria da qualidade dos transportes públicos e do sector pesqueiro a serem das principais promessas, caso vença as eleições gerais do dia 24 deste mês.
O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) exortou aos eleitores a cumprirem o estipulado na Lei, evitando a permanência nas assembleias de voto após o exercício do direito de cidadania, no dia 24 deste mês.