Economia

CMC aplica 5 multas e três advertências a diversos operadores

Vânia Inácio

Jornalista

A actividade sancionátória da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), no II trimestre deste ano, registou a aplicação de oito punições, sendo cinco (5) multas e três (3) advertências.

03/08/2022  Última atualização 07H50
© Fotografia por: Dr

Comparativamente ao I trimestre, onde haviam sido aplicadas ao todo cinco (5) multas, observa-se 60 por cento de taxa de crescimento entre um e outro.

"No II trimestre de 2022, a Comissão do Mercado de Capitais instruiu um total de 8 processos sancionatórios às entidades sob sua supervisão. Este registo representou um aumento em 60 por cento, relativamente aos 5 processos instruídos no trimestre anterior. Assim, as informações apuradas podem ser resumidas por entidades e tipologias de medidas”, lê-se no documento.

No IV trimestre de 2021, por exemplo, a Comissão do Mercado de Capitais (CMC) instruiu um total de 10 processos sancionatórios contra entidades sob sua supervisão, por violação de deveres e normas no exercício das actividades.

Este registo representou uma redução em 86 por cento, relativamente ao trimestre anterior (III trimestre), durante o qual foram instruídos 17 processos sancionatórios de acordo com o relatório da instituição.

Os bancos registaram maior número de violações, quatro, seguidos pelos Peritos Avaliadores de Imóveis (PAI) ,três, Sociedades Gestoras de Organismo de Investimento Colectivo (SGOIC), duas e pelas correctoras com uma violação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia