Economia

CMC alerta sobre negócio ilegal de criptomoeda em Angola

A entidade Petronpay está, neste momento, a oferecer soluções de investimentos nos mercados financeiros por via de Bitcoin a interessados, numa operação sem garantias das instituições de supervisão.

07/02/2021  Última atualização 20H35
As criptomoedas são moedas virtuais, utilizadas para pagamentos © Fotografia por: DR
De acordo com uma nota de alerta da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), a  referida entidade actua através do website "petronpay.com” e também utiliza  um contacto telefónico. No mês passado, adianta, a Petronpay realizou um workshop, proferido por António Nascimento, sobre o tema "Aprenda sobre o mundo da criptomoeda”, na zona do Patriota, em Luanda, em que o mesmo serviu para abordagem de temas relacionados com os mercados financeiros.

A entidade dedica-se à comercialização de pacotes de investimento em activos do sector petrolífero, sendo os referidos pacotes acessíveis ao público mediante pagamento por Bitcoins. "Alertamos para o facto da entidade que actua através do supra identificado website não estar autorizada nem registada junto da CMC, para o exercício de qualquer actividade de intermediação financeira em Angola, conforme o disposto nas alíneas a) e b) do artigo 321º do Código de Valores Mobiliários", lê-se na nota.

A CMC avança que as pessoas individuais ou colectivas que efectuem operações de investimento através da "Petron Pay" não dispõem dos mecanismos de protecção a que estão sujeitos os investidores que realizam operações de investimento por intermédio de entidades registadas junto deste regulador. 

Nessa base, conforme a CMC, todas as pessoas e entidades que tiverem estabelecido qualquer relação comercial com a Petronpay poderão contactar este organismo regulador do mercado de valores mobiliários para os devidos esclarecimentos e suporte institucional. As criptomoedas

O Bitcoin (BTC) é um tipo de moeda virtual também chamado de criptomoeda. É como se fosse uma espécie de dinheiro da Internet, mas que não apresenta um sistema centralizado de controlo sobre as trocas comerciais, tais como um banco central, ao contrário do que acontece com as moedas do "mundo real”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia